Promover a igualdade de género e combater as discriminações em função do sexo ou orientação sexual são algumas das metas assumidas no novo Plano Intermunicipal para a Igualdade, que vai ser dinamizado até final de 2019 nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique. O novo plano é fruto do protocolo estabelecido entre as cinco autarquias e a Esdime, através do seu Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (VERA), representando um compromisso entre todos em nome da “igualdade de género, cidadania e não discriminação”.
“Sendo que o objectivo do referido protocolo é o combate à violência de género, e que este tipo de violência tem na sua génese a desigualdade de poder entre homens e mulheres, facilmente se entenderá o papel preventivo que a execução deste plano poderá ter através da promoção da igualdade entre homens e mulheres, factor de maior protecção face ao risco de violência doméstica e de género”, resume ao “CA” a psicóloga Marina Brito, coordenadora do Gabinete VERA.
De acordo com esta responsável, o novo plano pretende reforçar “as políticas de igualdade nas políticas públicas” destes cinco municípios e a sua dimensão supramunicipal acaba por trazer “vantagens ao território”.
“Nomeadamente na rentabilização de recursos humanos e financeiros, na adopção de uma linguagem comum num território mais abrangente que o próprio concelho, na motivação inter-pares de todas as pessoas envolvidas na sua construção e implementação, e no reforço do compromisso dos vários municípios com a área da Igualdade de Género”, observa Marina Brito.
Nesse sentido, o novo plano, que conta com a parceria da GNR e de diversas entidades locais, assenta em três eixos temáticos: Desporto, Educação e Cultura. No primeiro, o objectivo é “desmistificar os preconceitos de género associados à prática desportiva” e “sensibilizar dirigentes/ executivos camarários e chefias para a Igualdade de Género”, enquanto o segundo visa “sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Igualdade de Género”. A aposta na Cultura pretende igualmente “sensibilizar” a comunidade para estas questões.
Até final de 2019 o plano inclui a realização de workshops, a dinamização nas escolas de um concurso intermunicipal de postais e de vídeos sobre Igualdade de Género, a criação de peças de teatro itinerantes ou a promoção de ciclo de cinema sobre o tema, entre outras acções. E a 30 de Setembro de 2018 assinalar-se-á o Dia Intermunicipal para a Igualdade através da realização de um “mega-dia desportivo intermunicípios”.
“Sendo que esta é a primeira vez que estes cinco municípios se organizam para a execução de acções iguais nos vários concelhos, a principal meta será a realização de todas as acções previstas em todos os concelhos. Pode parecer uma meta pouco ambiciosa, contudo conjugar todas as agendas que envolvem não só as dos próprios municípios mas também as das entidades parceiras, exige um esforço acrescido”, afirma Marina Brito. “No final do plano ir-se-á proceder a uma avaliação do mesmo”, acrescenta.
