Piscinas municipais de Évora comemoram 50 anos de existência

Piscinas municipais de Évora

As piscinas municipais de Évora, um dos complexos mais antigos do país, continuam na “moda”, tal como há 50 anos, quando abriram as suas portas, com milhares de visitantes todos os verões.
As piscinas “nunca deixaram de estar na moda. Por isso é que são escolhidas para provas nacionais [de natação] e também, em muitos fins de semana, por grupos de fora do concelho”, afiança à Agência Lusa a vereadora da Câmara de Évora, Élia Mira.
A autarca considera que as piscinas municipais “têm cumprido, ao longo destes anos, um papel fundamental” para os habitantes do concelho.
“No Verão, tem uma grande ocupação de tempos livres e proporciona momentos de descanso e lazer às pessoas de Évora que não podem ir de férias”, diz, acrescentando que no inverno mantém várias actividades, como aulas de natação ou hidro-ginástica.
Élia Mira realça que, nos últimos meses, têm sido feitas obras de requalificação no equipamento, de entre as quais a instalação de painéis de energia solar, a criação dos balneários familiares e a construção de uma rampa para pessoas com mobilidade reduzida, desde a entrada até aos balneários.
O Município, com o apoio de colectividades do concelho, preparou um conjunto de actividades aquáticas e desportivas, workshops e espectáculos musicais, entre outras, que vai decorrer entre segunda-feira e sábado, dias 1 a 6 de Setembro, para assinalar os 50 anos do equipamento.
No primeiro dia, os destaques vão para um torneio de voleibol de praia, uma aula de pilates, dança na água e dança contemporânea e uma actuação do Grupo de Cantares Regionais Vozes do Alentejo.
Uma aula de hidro-ginástica e de Hip-Hop e Zumba e um workshop de saltos para a água estão em foco no segundo dia, enquanto, na quarta-feira, se realizam jogos tradicionais, uma aula de cross training e um torneio de beach e pool tennis, entre outras iniciativas,
Para quinta-feira, está prevista uma "mão de cheia" de actividades, de entre as quais um workshop sobre “Noções básicas de suporte básico de vida”, uma aula de hidro-ginástica para grávidas e uma aula de adaptação ao meio aquático para bebés.
O programa engloba, no penúltimo dia de festa, uma aula de treino em circuito, dança na água, uma actividade com uma bola Zorb e uma pool party com dois DJ’s da cidade.
As comemorações fecham no sábado, 6, com o I Torneio de Saltos para a Água “Cidade de Évora”, exibição de saltos, uma aula de bodycombat e uma demonstração de powerjump, a par de outras actividades.
O complexo das piscinas municipais de Évora foi inaugurado a 5 de Setembro de 1964.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima