Pescadores de Odemira em festa no Almograve

Pescadores de Odemira

O pitoresco portinho de Lapa de Pombas, na freguesia de Longueira/ Almograve, recebe este sábado, 31 de Maio, as comemorações do Dia do Pescador no concelho de Odemira.
A 12ª edição da festa é organizada pela Câmara de Odemira em parceria com a Associação de Armadores da Pesca Artesanal e do Cerco do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Junta de Freguesia de Longueira/ Almograve e os pescadores do portinho de Lapa de Pombas, contando também com os apoios das juntas de São Teotónio e Vila Nova de Milfontes, da Administração do Porto de Sines, da Capitania do Porto de Sines e da Docapesca.
O objectivo é bem simples: promover o convívio entre pescadores e, sobretudo, reflectir sobre as principais dificuldades e o futuro do sector.
“A pesca artesanal em Odemira tem muita tradição e uma importância estratégica muita grande, sobretudo através da sua ligação à gastronomia e à restauração”, explica ao “CA” Ricardo Cardoso, admitindo que a actividade passa de momento “por algumas dificuldades”.
“Daí que o Dia do Pescador seja também uma forma de mostrar a todos os que trabalham nesta área que o Município lhes dá importância e que é uma actividade que não queremos perder no concelho de Odemira”, acrescenta o vereador socialista na Câmara de Odemira.
De acordo com Ricardo Cardoso, o concelho de Odemira tem actualmente cerca de 100 pescadores em actividade, estando previsto “um salto qualitativo” no sector, através das intervenções programadas no âmbito do programa Polis Litoral Sudoeste.
As comemorações do Dia do Pescador começam às 12h30, reunindo no Almograve a comunidade piscatória dos quatro portos de pesca do concelho: Canal (Vila Nova de Milfontes), Lapa de Pombas (Longueira/ Almograve), Entrada da Barca e Azenha do Mar (São Teotónio).
Além do tradicional almoço-convívio à base de produtos do mar, o programa da festa inclui também animação musical com artistas locais e um momento para intervenções e debate sobre a realidade da actividade piscatória no concelho.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima