Os vereadores do novo executivo da Câmara de Odemira, liderado pelo socialista Hélder Guerreiro, já têm funções atribuídas, com os pelouros a serem distribuídos pelos eleitos do PS.
Nesse sentido, o presidente Hélder Guerreiro irá ser o responsável pela promoção da eficiência dos serviços e valorização dos recursos humanos e da atractividade de Odemira “como um território que valoriza o património e promove as indústrias culturais e criativas”.
À sua responsabilidade ficam os pelouros da Coordenação Geral, Planeamento Estratégico, Cooperação, Comunicação, Recursos Humanos, Contencioso, Assessoria Jurídica e Notariado, Cultura, Participação e Juventude, e Proteção Civil.
Hélder Guerreiro nomeou como vice-presidente da autarquia o vereador Ricardo Cardoso, que terá os pelouros do Desenvolvimento Económico, da Modernização e Atendimento, da Gestão Documental e Arquivo Municipal, da Gestão Financeira e Tesouraria, das Compras, da Informática e Acessibilidade Digital, e do Património.
Por sua vez, a vereador Raquel Vicente e Silva será a responsável pelos pelouros do Ambiente, da Saúde Pública e bem-estar animal, da Rede Viária, dois Espaços Públicos, Jardins e Cemitérios, das Oficinas e Apoio Logístico, e da Proteção Civil (em substituição do presidente), ao passo que Pedro Ramos terá responsabilidade nas áreas do Licenciamento, das Obras Municipais, do Planeamento e Ordenamento, e da Habitação e Reabilitação Urbana.
Finalmente, a vereadora Isabel Raposo terá os pelouros da Educação, da Ação Social, do Desporto, e da Saúde.
Por decisão do presidente da Câmara de Odemira, os dois vereadores eleitos pela CDU não têm quaisquer pelouros atribuídos.