Peixe do rio vai “encher” o Pomarão

Peixe do rio vai

Haverá música, provas desportivas, actividades para os mais novos e peixe para todos os gostos: do muge à lampreia, da saboga às enguias. Tudo vindo das águas do Guadiana, que banha o antigo porto mineiro do Pomarão, onde neste fim-de-semana, 7 e 8 de Abril, decorre mais uma edição do Festival do Peixe do Rio.
O certame é organizado pela Câmara de Mértola, em colaboração com a Junta de Freguesia de Santana de Cambas, Câmara de Alcoutim, Ayuntamiento de El Granado (Espanha) e diversas instituições locais, e visa celebrar “os valores e a riqueza da gastronomia” do Guadiana, “o grande rio do Sul”.
“A história do rio é também uma história de sabores únicos”, sublinha fonte municipal ao “CA”, destacando o facto de o festival incluir igualmente “outros sabores do concelho, como o pão tradicional, os queijos, os enchidos e o vinho”.
O Festival do Peixe do Rio 2018 arranca às nove da manhã deste sábado, 7, com uma prova de pesca desportiva na barragem do Chança e uma caminhada. O certame abre portas às 11h30 e às 13h00 há música com o grupo “Os Carraceiros”. De tarde, continua a animação com o grupo “Cantadeiras da Minha Terra (16h00), Rancho Folclórico do Azinhal (18h00) e grupo “O Cruzeiro”.
O concerto do duo Leo & Leandro, pelas 22h00, é o grande destaque da noite, estando ainda previsto um espectáculo de fogo-de-artíficio (24h00) e baile pela noite fora com Miguel Oliveira.
Para a manhã de domingo, 8, o programa do festival tem agendado o workshop “Rio Guadiana e as novas oportunidades do turismo náutico” (11h00) e animação circulante com “Os Caprichosos” a partir do meio-dia. Durante a hora de almoço actua o grupo “Trigo Roxo” (13h30) e de tarde há mais música com “Os Caprichosos” (15h00) e a orquestra espanhola “Trio Azul” (16h00).
Jogos pedagógicos e ateliers de arte reciclada para crianças, pinturas faciais e insufláveis são outros dos destaques do Festival Peixe do Rio 2018, que levará também ao Pomarão o projecto “Mértola – Ambiente Global”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima