Pedro Mestre & Luís Baldão “ao desafio” na RTP

A dupla de cantadores Pedro Mestre e Luís Baldão, em representação do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, de São Martinho das Amoreiras (Odemira), participa nesta terça-feira, 12, nas meias-finais do concurso “Cantares ao Desafio”, que se realiza no programa televisivo “Praça da Alegria”, da RTP.

Segundo a Câmara de Odemira, os cantadores “vão mostrar o cante ao despique e ao baldão, práticas de improviso do Baixo Alentejo”, num concurso que “convida os telespectadores a participarem numa competição de desgarrada, ao vivo, durante a emissão do programa”.

O desafio tem como “mentores” Augusto Canário e Cristiana Sá, sendo que, segundo a autarquia, a participação dos cantadores Pedro Mestre e Luís Baldão na iniciativa “é mais uma forma de divulgar uma tradição muito forte” da região e “dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso”.

Recorde-se que o cante ao despique e baldão é uma forma de cantar totalmente de improviso e ao desafio que se cantava em todo o Baixo Alentejo, nomeadamente nos concelhos de Odemira, Ourique, Castro Verde e Almodôvar.

O cante a despique surgiu em primeiro lugar, sendo comum em todas as feiras e romarias do Baixo Alentejo, onde os cantadores afamados acorriam e onde era normal “acertarem as contas” que tinham ficado pendentes da feira anterior.

Derivado à “rigidez do despique” procurou-se arranjar uma forma de cantar ao desafio mais solta, mais “à balda”, e surgiu assim o cante ao baldão, que apesar de possuir uma estrutura fixa não obedece a ponto.

O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso resulta de um consórcio entre a Câmara de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras e Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima