A Direcção Regional do Alentejo do PCP exige “um verdeiro” Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT), que seja mais que “uma colagem de partes”.
Em comunicado, os comunistas afirmam que o PNCT, “para além da sua ‘bondade’ e de medidas positivas nele indiciadas, é uma colagem de partes e não um verdadeiro programa”.
“Acresce o facto de, relativamente a um largo conjunto de áreas, não haver dotações financeiras inscritas”, critica ainda o PCP, considerando que “a situação de despovoamento e de empobrecimento com que a região se confronta há longos anos só se modifica com uma verdadeira política nacional de desenvolvimento regional”.
Para tal, argumentam os comunistas, são necessárias “políticas que alterem a distribuição dos rendimentos, que dinamizem a base económica de forma sustentada, com a criação de emprego com direitos, com o reforço do papel do Estado e da administração central na prestação dos serviços públicos cometidos a este pela Constituição da República Portuguesa e não a sua municipalização, no respeito pelos municípios, com a regionalização e não com simulacros de democratização das estruturas desconcentradas do Estado como as CCDR”.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde