A valorização da produção e transformação de medronho é o grande objectivo do projecto de resolução apresentado na passada semana pelo PCP na Assembleia da República.
Lembrando que a produção de medronho tem grande “importância” nos concelhos de Almodôvar, Ourique e Odemira, o PCP recomenda ao Governo que seja revisto o regime de taxas e impostos a pagar pela aguardente de medronho, “adequando-o às características desta produção de pequena escala”, e que sejam criados “critérios de licenciamento de alambiques que tenham em conta as características da produção de pequena e muito pequena escala”.
Os comunistas defendem ainda que sejam estimulados “processos de certificação e de denominação de origem, que permitam valorizar a aguardente de medronho em conformidade com as características das áreas de produção e dos anseios dos produtores”.
A definição de uma estratégia “para o estímulo à cultura, produção e transformação de medronho com o envolvimento das autarquias e das associações representativas dos produtores e associações de desenvolvimento local” é outra das propostas do PCP para o sector.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde