“Património(s) do Sul” em Beja até domingo

“Património(s) do Sul”

O cante, a gastronomia, o vinho ou o artesanato são algumas das marcas identitárias do Alentejo. Verdadeiros tesouros da região que vão estar em destaque neste fim-de-semana, 11 a 13 de Outubro, na cidade de Beja, que recebe mais uma edição da feira “Patrimónios do Sul”. O evento é promovido pela Câmara Municipal e pretende, acima de tudo, destacar “a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico”.
“Apostamos neste evento como forma de apoio ao desenvolvimento regional e às culturas locais, através da valorização dos seus patrimónios, materiais e imateriais, tradicionais e inovadores, ao mesmo tempo que estimula a produção, a transformação e a comercialização, o espírito criativo, o empreendedorismo e a inovação”, vinca ao “CA” o presidente da autarquia, Paulo Arsénio.
Por isso mesmo, ao longo dos três dias estarão em destaque no Parque de Feiras e Exposições “Manuel de Castro e Brito” os vinhos e os produtos agro-alimentares da região, assim como o turismo e a biodiversidade, as artes e os ofícios, a gastronomia, a caça e a pesca, a tradição taurina e as aves.
A feira “Patrimónios do Sul” distingue-se por ser “dividida” em diversas temáticas, sendo que na “Vinipax – Vinhos e Sensações do Sul” vão estar presentes os mais emblemáticos vinhos nacionais. “Artes do Sul” será um espaço “de partilha de experiências de artesanato, design, turismo, produtos agro-alimentares, serviços, conhecimento e ciência”, enquanto o espaço “Beja Educa” é dirigido a crianças dos seis aos 12 anos, com muitas actividades em torno de áreas como o património (material e imaterial), segurança e saúde, comunicação e tecnologia, sustentabilidade e natureza, inovação ou robótica.
Um dos espaços mais apetecíveis da feira será, naturalmente, o “Sul à Mesa”, com diversas apresentações de cozinha ao vivo, a par do espaço “Petiscos”, onde a cozinha regional se juntará “à mesa” com animação musical.
A “Patrimónios do Sul” contará ainda com o espaço “À Conversa”, onde será possível debater, trocar de ideias ou assistir a conferências e apresentação de livros, assim como os espaços “Caça e Pesca” (dedicado a estas duas actividades), “Beja Brava” (onde a tauromaquia estará em destaque), “Canibeja” (que integrará a XIV Exposição Nacional e a I Exposição Especializada de Cães de Caça), e a “Avibeja” (que reunirá criadores de vários pontos do país).
A música é outro dos destaques da “Patrimónios do Sul”, sendo que pelo palco principal do evento vão passar, nesta sexta-feira, 11, os Anjos, dos irmãos Sérgio e Nelson Rosado (22h30). Na noite de sábado, 12, será a vez de João Pedro Pais (22h30) e no domingo, 13, de António Caixeiro (18h30).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima