Os caravanistas que no próximo Verão passarem por Almodôvar já poderão estacionar e pernoitar na vila. Tudo porque o novo Parque de Caravanismo está em fase adiantada de construção e deverá estar concluído até ao início do Verão, num investimento municipal avaliado em cerca de 500 mil euros.
O novo equipamento terá capacidade para 25 auto-caravanas e fica situado na entrada Sul da vila, junto ao Parque de Merendas, tendo ligação directa à Estrada Nacional (EN) 2, que atravessa a localidade e “corta” a serra algarvia em direcção a Faro.
“É um parque que visa complementar algumas áreas que já temos em Almodôvar e que vai ter as vertentes de pernoita e de estação de serviço simples”, com carga e descarga de dejectos e água potável, explica ao “CA” o presidente da Câmara Municipal.
De acordo com António Bota, o novo Parque de Caravanismo será vocacionado para dois “tipos” de turistas/ caravanistas: “No Verão para os caravanistas nacionais e no Inverno para os caravanistas que vêm do Norte da Europa, onde o frio é extremo”.
Além do mais, continua o autarca, o futuro equipamento estará ligado às novas ciclovia e pista pedonal da entrada Sul e irá dinamizar a economia local, uma vez que os caravanistas não deixarão de visitar e consumir no comércio da vila. “Almodôvar passa assim a ter mais oferta de estadia e de turismo, englobando a gastronomia, a natureza e o simples prazer de estar”, observa.
Tudo isto fez a Câmara Municipal avançar com um investimento na ordem dos 500 mil euros sem ter comparticipação comunitária. Ainda assim, o autarca almodovarense espera que no futuro próximo o projecto possa vir a ser candidatado a qualquer tipo de apoio.
“Estamos a tentar ao nível do Turismo de Portugal, mas neste momento é uma aposta directa da autarquia numa necessidade que sentimos. Avançámos mesmo sem apoio comunitário, mas esperamos que isso possa acontecer neste ano de 2018”, afirma António Bota.
