Parlamento Europeu nomeia Maria da Graça Carvalho

Parlamento Europeu nomeia

A eurodeputada bejense Maria da Graça Carvalho, eleita pelo PSD, foi encarregue pelo Parlamento Europeu do fazer o relatório referente à Agenda Estratégica para a Inovação do European Institute of Innovation and Technology (EIT), considerada a maior rede de Educação, Ciência e Inovação do espaço comunitário.
Maria da Graça Carvalho terá a responsabilidade de definir a posição final do Parlamento Europeu em relação ao financiamento e prioridades de actuação do EIT, no âmbito do novo programa-quadro Horizon Europe, o sucessor do Horizonte 2020.
“Tenho muito gosto em pegar num dossier em que trabalho desde a primeira hora. Comecei a acompanhar o EIT (ou, antes, o processo que levou ao seu surgimento) ainda na qualidade de conselheira principal do presidente da Comissão Europeia [Durão Barroso], em 2007”, lembra Maria da Graça Carvalho. “Mais tarde fui uma das fundadoras do Grupo de Amigos do EIT no Parlamento Europeu, ao qual presidi entre 2009 e 2014. Foi sempre um dossier que segui com muita atenção”, acrescenta.
Com sede em Budapeste (Hungria), o EIT é considerado parte integrante do programa-quadro de Investigação e Inovação, promovendo um “triângulo do conhecimento” abrangendo universidades, empresas e centros de investigação. A sua acção tem contribuído para a formação (mestrados e doutoramentos) de quadros altamente qualificados, a criação e crescimento de empresas e o desenvolvimento de novos produtos e serviços em toda a União Europeia.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima