Parlamento discute esta quinta-feira a reorganização administrativa e mapa das freguesias

Parlamento discute esta quinta-feira a reorganização administrativa e mapa das freguesias

O parlamento discute esta quinta-feira, 6, o projecto de Lei sobre a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, por agendamento da maioria PSD/CDS-PP, que contém o novo mapa com a redução de 1.165 destes órgãos autárquicos.
O projecto de Lei 320/XII e o mapa das freguesias serão votados na sexta-feira, 7, mas o sim da maioria que apoia o Governo deixa já antever a aprovação da lei, na generalidade.
O Governo pretende que o mapa de freguesias esteja aprovado até ao fim do ano, de forma a não colocar em causa as eleições autárquicas que se realizam em Outubro do próximo ano, como revelou à Lusa, em Setembro, o secretário de Estado do Poder Local e da Reforma Administrativa, Paulo Júlio.
No caso concreto do distrito de Beja, a nova legislação representa a extinção de 25 freguesias, passando a região das actuais 100 para apenas 75.
Na prática, a reforma vai mexer com o "mapa" de 10 dos 14 concelhos do distrito, sendo que só Alvito (duas freguesias), Barrancos (uma freguesia), Cuba e Vidigueira (ambos com quatro freguesias) vão manter a actual organização territorial.
Por oposição, o concelho mais afectado é o de Beja, que passará das actuais 18 freguesias para apenas 12.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima