Ovibeja de regresso e com “casa cheia”

A grande feira do Sul está de regresso! Após dois anos de ausência, devido à pandemia da Covid-19, a Ovibeja “abre portas” nesta quinta-feira, 21, com uma edição que ao longo de cinco dias espera receber milhares de visitantes no Parque de Feiras e Exposições “Manuel Castro e Brito”, em Beja.

“As pessoas estão ávidas de convívio, de saírem de casa e de terem um estilo de vida diferente daquilo que tem sido habitual nestes dois últimos anos. E nota-se que a Ovibeja é um acontecimento que faz falta aqui à cidade, à região, ao país. Há uma expectativa muito grande face à realização desta Ovibeja”, sublinha Rui Garrido, presidente da ACOS – Agricultores do Sul, entidade que organiza o evento.

A 38ª edição da Ovibeja vai decorrer até segunda-feira, dia 25 de Abril, sendo inaugurada pelas 15h00 desta quinta-feira, 21, pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Durante os restantes dias serão muitos os políticos a passar pela feira, com destaque para o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que vai estar na Ovibeja a partir das 15h00 de domingo, 24.

A Ovibeja tem como tema central em 2022 a temática “Como Alimentar o Planeta”, que em tempos de guerra entre a Rússia e a Ucrânia “assume contornos ainda mais relevantes sobre equidade, soberania alimentar, produção agrícola, proteção ambiental, biodiversidade”. Tudo assuntos que vão ser abordados numa exposição interativa e em colóquios.

No âmbito da feira, a ACOS promoveu o XI Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. Os vencedores já são conhecidos e os prémios são entregues durante a feira.

Com “largos milhares” de visitantes por edição, a Ovibeja conta com centenas de expositores de vários setores de atividade, distribuídos por pavilhões temáticos espalhados pelos 10 hectares do recinto do Parque de Feiras e Exposições de Beja.

O certame vai incluir também concursos, exposições de gado, demonstrações equestres, provas desportivas, exposições e uma vasta programação cultural com espetáculos e concertos, dos quais se destacam os das “famosas ‘ovinoites’, que atraem milhares de jovens”.

Os cantores portugueses Blaya (sexta-feira, 22) e Pedro Abrunhosa (sábado, 23), assim como a brasileira Paula Fernandes (domingo, 24), são os “cabeças-de-cartaz” do programa de concertos da feira deste ano.

Na primeira ‘ovinoite’ deste ano, nesta quinta-feira, 21, vão atuar a Banda de Música da Força Aérea e as tunas académicas universitárias de Beja, Évora e Beira Interior.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima