Ovibeja 2021 “abre portas”… na Internet!

Mudam-se os tempos, mas a Ovibeja continua! Depois de ter sido cancelada em 2020 devido à pandemia da Covid-19, a grande feira do Sul regressa em 2021, nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de abril, ainda sem público e em formato exclusivamente digital, com muitas iniciativas de livre acesso através do site www.ovibeja.pt.

“Não podíamos deixar passar mais um ano sem realizar a Ovibeja. Porque a nossa feira sempre soube inovar, superando os obstáculos. A verdade é que a vida no campo não parou e os agricultores continuam a produzir alimentos que chegam todos os dias às nossas mesas. A Ovibeja, que é feita pela comunidade, acompanha e reflete esta procura de novos caminhos”, justifica Rui Garrido, presidente da ACOS – Agricultores do Sul, associação que organiza o certame.

A sessão de abertura da Ovibeja 2021 está agendada para as 10h00 de quinta-feira, 22, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, e o presidente da ACOS, Rui Garrido.

Este ano o certame tem como tema central a “Agricultura ConsCiência”, no sentido de “valorizar a importância de uma agricultura consciente, sustentável e eficiente com base no conhecimento científico e tecnológico”.

Na programação da Ovibeja destaca-se a realização de seis webinars, todos sem necessidade de inscrição prévia e transmitidos pela Internet, três dos quais na quinta-feira, 22: “Sustentabilidade dos sistemas agro-silvo-pastoris” (11h00), “A sustentabilidade do setor vitivinícola do Alentejo” (15h00) e “Olivicultura e Azeite” (17h30).

Para sexta-feira, 23, estão agendados os webinars “A PAC até 2022… E depois?” (10h00), “A utilização e gestão de perímetros de rega públicos – experiências europeias” (14h30) e “Gestão do regadio no perímetro do EFMA” (17h30). Neste último, o encerramento estará a cargo da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

A par destas iniciativas, a Ovibeja 2021 permite ainda uma visita “virtual” a três dimensões ao recinto da feira, “pavilhão por pavilhão”, com muitos expositores inscritos.

“O visitante pode percorrer virtualmente esses pavilhões, como o faria de forma física, ver os stands, entrar neles, sair, mover-se conforme achar melhor. A plataforma permite isso tudo e, também, fazer negócios com os expositores a mostrarem e a venderem os seus produtos, através de links próprios”, explica Rui Garrido.

O programa da Ovibeja 2021 inclui também o concurso internacional de azeites virgem extra “Prémio CA Ovibeja”, que tem quase 140 azeites de todo o mundo a concurso.

A ACOS preparou igualmente as iniciativas “ACOS+”, com conteúdos dirigidos aos mais novos, um concerto de cante alentejano em formato “drive-in” com a participação de Buba e Eduardo Espinho, Luís Trigacheiro, João Maria Baião e Miguel Costa, Ana Sofia Varela, Jorge Benvinda e Jorge Serafim (esta quinta-feira, 22, às 19h00), e a competição digital “Agri Digital Challenge”, entre outros destaques.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima