Mais três centrais solares previstas para Ourique

O concelho de Ourique pode vir a receber, nos próximos anos, três novas centrais fotovoltaicas, num investimento total que ascende a mais de 200 milhões de euros. Os três projetos já estiveram em consulta pública na Agência Pública do Ambiente (APA), sendo que um deles, a Central Solar Fotovoltaica Bartolomeu Dias, recebeu parecer “favorável condicionado” em julho de 2022.

O projeto da empresa Bartolomeu Dias Renewables, Lda., cujo investimento não é revelado, visa a construção de uma central solar fotovoltaica a cerca de um quilómetro a sul da localidade de Conceição. No total, serão instalados 840.840 painéis solares numa área com 180 hectares, que terão capacidade para produzir 770 gigawatts-hora (GWh) anualmente.

A construção da Central Solar Fotovoltaica Bartolomeu Dias deve durar “cerca de um ano, prevendo-se que a fase de exploração tenha uma duração de 30 anos”, acrescenta o resumo não-técnico do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projeto, consultado pelo “CA”.

Por sua vez, o grupo GALP, através da empresa ISDC – International Solar Development Corporation, pretende investir cerca de 98,7 milhões de euros na ampliação da Central Fotovoltaica de Ourique.

O projeto da Central Fotovoltaica Ourique II prevê que sejam instalados 239.904 painéis fotovoltaicos numa área de 248,2 hectares na União das Freguesias de Panóias e Conceição, estimando-se uma produção “de cerca de 358 GWh/ano”.

O EIA do investimento, também consultado pelo “CA”, prevê que as obras de construção possam iniciar-se “no primeiro semestre de 2023” e estar concluídas “no segundo semestre de 2024”, tendo a central um período de vida útil de “cerca de 30 anos”.

O projeto mais recente é o da Central Solar Fotovoltaica de Ourique, promovido pela empresa IncognitWorld 5 Unipessoal, Lda. e que esteve em consulta pública na APA até ao passado dia 27 de dezembro.

O EIA, consultado pelo “CA”, indica que a nova unidade representa um investimento de cerca de 118 milhões de euros, tendo capacidade para produzir “em média” 343 GWh/ano e permitir, em simultâneo, a não emissão de cerca de 77.724 toneladas de CO2 para a atmosfera.

A nova central será instalada numa área total de 170 hectares, junto ao IC1 e à vila de Ourique, sendo que a sua construção deverá demorar “cerca de 18 meses”. Com um período de vida útil de 30 anos, unidade permitirá a criação de cinco postos de trabalho efetivos “na fase de exploração”, acrescenta o EIA.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima