A Câmara de Ourique inaugurou, na passada semana, a “renovada” Praça Padre António Pereira, após um investimento na ordem dos 350 mil euros que permitiu a requalificação e expansão total da zona situada junto à Escola Básica 2,3/Secundária, no “coração” da vila.
“O que nos mobiliza é o fazer e o concretizar […] e esta requalificação é o espelho disso. Procurámos soluções para reabilitar um espaço que precisava de intervenção”, destacou o autarca Marcelo Guerreiro durante a cerimónia de inauguração, a 25 de julho, que contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
A empreitada, que teve comparticipação comunitária, permitiu a requalificação urbana da zona, assim como a renovação do parque infantil do campo de futebol e do skate parque, assim como a criação de novos campos de ténis.
“Procurámos soluções para reabilitar um espaço que precisava de intervenção e concretizar um conjunto de investimentos que eram necessários”, vincou Marcelo Guerreiro, que no seu discurso aludiu ainda às obras que a autarquia tem em curso.
É o caso da empreitada de reabilitação urbana das ruas Sacadura Cabral e do Forno, uma parte “já concluída” e outra fase “em curso”, assim como as obras de adaptação do antigo ATL, que passará a ser uma Oficina Lúdico-Pedagógica.
O autarca destacou ainda as obras de requalificação da EB 2,3/Secundária, que estão na fase terminal e, muito em breve, “ao serviço” dos jovens, assim como o arranque da construção do novo Centro de Saúde.
“Tenho muita, mas mesmo muita confiança que dentro de algum tempo Ourique e os ouriquenses contarão com um novo Centro de Saúde ao seu dispor, para prestar um serviço de qualidade que nós queremos para o nosso concelho”, afirmou.
De acordo com Marcelo Guerreiro, tudo isto apenas é possível pelo facto da Câmara Municipal ter “uma gestão criteriosa” e manter sempre as suas contas “equilibradas, conseguindo dessa forma agarrar novas oportunidades de financiamento e ter uma maior capacidade de investimento”.
“Pagamos a tempo e horas e temos capacidade de investimento. E é dessa forma que estamos a materializar este conjunto de investimentos”, reforçou.
Presente na cerimónia, o secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território considerou que a renovada Praça Padre António Pereira é agora “um espaço vivido e multifuncional”.
“Usem-na, mas não a estraguem”, acrescentou Carlos Miguel, destacando o facto de a obra ter o “condão de juntar a valência lúdica e a valência pedagógica”.