Ourique: Novos sistemas vão melhorar qualidade da água que abastece a vila

Ourique: Novos sistemas vão melhorar qualidade da água que abastece  a vila

A Águas Públicas do Alentejo está a instalar sistemas nas duas principais estações elevatórias de Ourique que irão permitir remover o excesso de ferro e manganês e melhorar a qualidade da água que abastece quase toda a vila.
Através da instalação de dois sistemas de desferrização nas estações da Ravasca e da Horta Velha será possível "remover o ferro e o manganês em excesso na água" que passa por aquelas infra-estruturas, explicou à Agência Lusa o vereador da Câmara de Ourique, Fernando Romba.
Desta forma, os cerca de 75 por cento dos habitantes da vila de Ourique que são servidos pelas duas estações elevatórias vão passar a ser abastecidos com água de "melhor qualidade", frisou o autarca.
Até à construção da conduta que irá trazer água da Barragem do Monte Rocha, a água que abastece o concelho de Ourique é proveniente de aquíferos subterrâneos e, por isso, "caracteriza-se por ter excesso de ferro e de manganês", explicou.
Devido ao excesso de ferro e de manganês, que "não tem qualquer problema do ponto de vista de saúde pública", frisou, a água tem "um sabor desagradável" e, por vezes, chega "turva" às torneiras e "pode provocar manchas na roupa", quando usada em máquinas de lavar, e "deixa resíduos" nos equipamentos sanitários.
Por outro lado, o excesso de ferro e de manganês em reacção com o cloro, que é usado para tratar a água, deixa a água "com alguma tonalidade".
A água com excesso de ferro e de manganês também enferruja e deteriora as condutas por onde passa, acrescentou, referindo que a água chega mais turva às torneiras quando há rupturas e libertam-se detritos das condutas.
Segundo Fernando Romba, os sistemas de desferrização, que irão começar a funcionar "em breve", estão a ser instalados no âmbito do projecto de requalificação da rede de abastecimento público de água do concelho de Ourique.
O projecto está a ser promovido pela empresa Águas Públicas do Alentejo em parceria com a Câmara de Ourique.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima