Ourique garante apoios "de peso" na candidatura à organização do Congresso Mundial do Presunto

Ourique garante apoios "de peso" na candidatura à organização do Congresso Mundial do Presunto

Por vezes, de Espanha também sopram bons ventos! Que o digam a Câmara Municipal de Ourique e a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA), que nas últimas semanas viram “reforçada” a candidatura de Ourique à organização do sétimo Congresso Mundial do Presunto, agendada para 2013, com o apoio dos espanhóis Elena Diéguez Garbayo e José António Carril.
A primeira é a secretária-técnica da Associação Espanhola do Porco Ibérico e o segundo o secretário (e responsável científico) pelo comité organizador do VI Congresso Mundial do Presunto, que se realiza no próximo mês de Setembro na cidade galega de Lugo.
Figuras reconhecidas internacionalmente no sector, ambos estiveram presentes na última edição da Ovibeja e à margem do I Simpósio Franco-Ibérico das Quercíneas não esconderam ao “CA” partilhar a ideia de que Ourique reúne todas as condições para acolher o certame dentro de dois anos.
“É imprescindível que o salto do congresso de Espanha seja para Portugal, pois o país reúne todos os requisitos para o acolher, sobretudo a zona do Alentejo! Seria algo natural, pois há uma continuidade entre o porco alentejano e o seu primo porco ibérico. Além do mais, este congresso daria a conhecer que em Portugal também se faz este tipo de produto, que há aqui esta raça e que há montado”, explicou Elena Diéguez.
Já José António Carril tem a opinião de que 2013 será o “momento oportuno” de levar o Congresso Mundial do Presunto para fora de Espanha.
“Para que o congresso tenha relevância e continuidade, entendemos ser importante que se possa realizar noutro país. E sabemos que em Ourique há gente muito bem preparada e com vontade de trabalhar para organizar e manter o nível que este congresso tem tido”, acrescentou.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima