A festa está de regresso a Ourique! A 15ª edição da Feira do Porco Alentejano vai decorrer neste fim-de-semana, dias 24 a 26 de março, num certame organizado pela Câmara Municipal e pela Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA) para valorizar esta importante fileira.
“As expetativas são as maiores e esperamos um grande momento de afirmação de Ourique como ‘Capital do Porco Alentejano’ e deste setor. A Feira do Porco Alentejano é um momento alto em todo este trabalho de valorização do nosso Mundo Rural e, por isso, a nossa expetativa é ter muito público durante estes três dias”, antecipa ao “CA” o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Guerreiro.
O autarca destaca igualmente o facto do evento já se ter afirmado “na agenda”, atraindo “muito gente pelo seu cariz diverso”.
“O programa vai desde a componente mais técnica e da preocupação em redor do setor do porco alentejano e de afirmação das suas reivindicações, até àquilo que é a parte mais lúdica, da gastronomia e da música. São muitos motivos para atrair muito público a Ourique e é isso que nós esperamos uma vez mais”, acrescenta.
O presidente da Câmara de Ourique diz ainda que o setor do porco alentejano “continua a ser decisivo na economia local”.
“Como tal, aquilo que procuramos é continuar a afirmá-lo. Muito concretamente o porco alentejano, mas também tudo aquilo que são as atividades no espaço rural, que são vitais para o desenvolvimento do nosso território e do nosso concelho”, reforça Marcelo Guerreiro.
“As expetativas são as maiores e esperamos um grande momento de afirmação de Ourique como ‘Capital do Porco Alentejano’ e deste setor”, afirma o autarca Marcelo Guerreiro.
Em 2023 a Feira do Porco Alentejano assinala 15 anos e apresenta um programa diversificado, “conciliando” os sabores dos produtos regionais e da gastronomia tradicional com música, cante alentejano, concursos, showcookings, provas de presuntos e seminários sobre temas ligados ao Mundo Rural, à biodiversidade e ao potencial produtivo do concelho.
O certame arranca nesta sexta-feira, 24, pelas 9h30, com o seminário “Para onde caminha a fileira do porco alentejano?”, seguindo-se uma sessão de apresentação do projeto de ligação do Alqueva à albufeira do Monte da Rocha (12h30).
Durante a manhã vai passar pelo evento a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Depois, pelas 16h30, será servido o “Presunto de Honra”, momento que incluirá também a estreia do novo Grupo Coral Infantil do Concelho de Ourique.
No primeiro dia, destaque ainda para a atuação dos The Black Mamba (23h00), assim como para um baile com Emanuel Martins & Tânia (21h30 e, mais tarde, às 00h30) e para o espetáculo dos Meninos do Rio DJs (3h00).
No sábado, 25, o programa da Feira arranca às 11h00, com o II Concurso de Linguiças Caseiras, seguido da apresentação (e prova) dos “Pitéus de bolota” (11h30) e da atuação dos Ruído à Portuguesa (12h00).
De tarde, além de dois showcookings (15h00 e 18h30) e da apresentação do Presunto de Porco Alentejano IGP e do pastel de bolota (17h30), haverá animação musical com o Grupo Coral Alma Alentejana (16h00). Mais à noite atuam os 300 & Friends (21h30), D.A.M.A. (23h30) e Rui Soares & Lau (00h30).
A 15ª edição da Feira do Porco Alentejano termina no domingo, 26, dia que começa com a animação de rua dos Porbatuka (11h30). De tarde é apresentada a empada de porco alentejano (15h30), realiza-se uma prova de presunto de porco alentejano com vinhos da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (16h00) e tem lugar a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Linguiças Caseiras (16h30).
Para as 16h45 está previsto o já tradicional Concurso de grunhidos e, a fechar o certame, pelas 17h30, a atuação dos Sons do Minho.
Ao longo dos três dias, a Feira do Porco Alentejano contará com uma exposição de porco alentejano, parque de diversões infantil e diversos sorteios de presuntos.
Em 2023, o município de São João da Pesqueiro, no Douro vinhateiro, é o convidado da Feira do Porco Alentejano.