Ourique assinala 730 anos do Foral

Ourique assinala

A Câmara Municipal de Ourique assinala nesta quarta-feira, 8 de Janeiro, ao final da tarde, o 730º aniversário da atribuição da Carta de Foral à vila, atribuída em 1290 pelo rei Dom Dinis.
A data será comemorada a partir das 17h30, com uma palestra no auditório da Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, que contará com a participação do historiador António Martins Quaresma.
“Ter memória é o primeiro passo para construir os alicerces de um futuro mais sólido”, sublinha o presidente da autarquia ouriquense, considerando que “a memória das comunidades é um factor decisivo da consolidação da sua identidade e da valorização do seu património histórico material e imaterial”.
Por isso mesmo, Marcelo Guerreiro afiança que “a evocação dos 730 anos do Foral de Ourique é uma oportunidade para reafirmar a valorização da história do território e disponibilizar conhecimento à população”.
O autarca diz ainda que “Ourique tem muito orgulho na sua história, nas convergências que ocorreram no seu território e no contributo para a diversidade da História de Portugal”. “Esta perspectiva de valorização da memória colectiva e do património histórico tem estado presente na acção do Município de Ourique como pressuposto de afirmação da sua comunidade e do seu território rural”, reforça.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima