Odemira vai receber mais de 40 eventos desportivos em 2024

Andebol feminini _ Odemira

O concelho de Odemira vai receber, ao longo deste ano de 2024, mais de 40 eventos desportivos, promovidos pela Câmara Municipal ou em parceria com juntas de freguesia ou clubes, assim como diversas provas nacionais de modalidades federadas.

Segundo a Câmara de Odemira, este leque de iniciativas tem por objetivo “promover e incentivar a prática desportiva e estilos de vida saudáveis, tendo por base o lema ‘Melhor Desporto, Melhor Saúde’”.

Nesse sentido, depois uma caminhada, um torneio de natação, uma prova de atletismo e uma ação do Desporto Escolar em janeiro, o concelho de Odemira recebe neste mês de fevereiro a caminhada “Pelos Trilhos da Barragem” (na barragem de Santa Clara) e a prova do Mega Sprinter Concelhio, a contar para o Desporto Escolar (Odemira).

Para março estão agendadas uma prova de pesca embarcada na barragem de Santa Clara,a  Caminhada da Primavera (em São Martinho das Amoreiras), a Taça Inter Regional e a uma etapa do Campeonato Regional de XCO (Amoreiras-Gare), uma prova de orientação e BTT (Colos), o Km Jovem e Campeonato Distrital de 5.000 e 10.000 metros em atletismo (Odemira) e a Maratona de BTT do SW (Odemira).

Em abril, Odemira será “palco” de um estágio internacional das seleções femininas de andebol de sub-18 de Portugal e Dinamarca e do Troféu José Poeira em Ciclismo. Para este mês está ainda prevista a Maratona de BTT Terras de Mira (Santa Clara-a-Velha), uma prova de gira-vólei no âmbito do Desporto Escolar (São Teotónio), o Open Day de Canoagem (Odemira), a Prova Regional de Orientação (Odemira), uma ação de Street Andebol (Odemira) e o Circuito de Atletismo “Vila de Odemira”.

Já para maio estão agendadas caminhadas em Amoreiras-Gare, Colos, São Teotónio e Zambujeira do Mar, assim como o Festival da Canoagem (Odemira), a Maratona de BTT “Rota do Medronho” (Amoreiras-Gare), a Sudoeste Andebol Cup – Odemira 2024 e o Campeonato Regional de Fundo em Natação (Odemira).

A prova multidisciplinar “Brisas do Atlântico” é o destaque para o mês de junho, enquanto em julho terá lugar uma caminhada no âmbito da FACECO e a Taça do Algarve em Rampa de BTT (São Martinho das Amoreiras).

Após o verão, em setembro, realiza-se uma caminhada em Boavista dos Pinheiros, uma etapa do Campeonato Regional de XCO (Almograve) e a Maratona de BTT “Desenferruja Canelas” (Vale Bejinha).

Em outubro será a vez do evento de orientação e aventura “Santa Clara 2024” (na barragem de Santa Clara), a Subida do Rio Mira em K4 (de Vila Nova de Milfontes a Odemira), uma caminhada em Odemira e a Maratona de BTT “Entre o Rio e o Mar” (Longueira).

O Cross dos Cavaleiros, em Vale de Santiago, é destaque no calendário desportivo no mês de novembro, enquanto em dezembro realiza-se uma Caminhada de Natal em Odemira e a III Gala do Desporto de Odemira.

A par destas provas, e no âmbito da promoção da saúde, a Câmara de Odemira vai realizar várias ações, em parceria com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), “numa estreita articulação entre desporto e saúde”.

Além dos eventos, o município vai ainda promover programas regulares de incentivo à prática desportiva, com incidência em grupos ou faixas etárias específicas.

No comunicado, a Câmara de Odemira lembra que é responsável pela dinamização do Complexo Desportivo Municipal, que em 2023 registou mais de 45.000 entradas.

Opinião

Carlos Pinto

16 de Fevereiro, 2024

Saber Andar à frente do tempo

Napoleão Mira

16 de Fevereiro, 2024

E Depois do Adeus…

Vitor Encarnação

2 de Fevereiro, 2024

Adeus

Carlos Pinto

2 de Fevereiro, 2024

Investimento essencial

Carlos Pinto

19 de Janeiro, 2024

Já vemos Luz ao fundo do túnel

Napoleão Mira

19 de Janeiro, 2024

Um Salazar Não Chega

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima