Amália Rodrigues, a maior fadista de sempre, vai ser recordada no concelho de Odemira neste sábado, 4 de outubro, numa iniciativa da Associação Cultural de Desenvolvimento Económico e Social do Brejão, com o apoio da Câmara Municipal e da Fundação Amália Rodrigues.
Segundo a autarquia, a edição de 2025 do evento Odemira Recorda Amália volta a decorrer na aldeia do Brejão, lembrando a “ligação profunda que a fadista manteve com a localidade e as suas gentes, num cenário único e envolvente”.
A iniciativa arranca pelas 14h00, com visitas guiadas à casa de Amália Rodrigues, localizada na Herdade do Brejão. Durante estas visitas, que se prolongam até às 20h00, será possível “explorar” o ambiente onde Amália passou várias temporadas, “rodeada pela beleza do campo e o azul intenso do Atlântico”, assim como “conhecer os objetos pessoais e as memórias que marcaram a vida da artista”.
Ao final da tarde, pelas 17h00, o jardim da herdade recebe uma missa campal de homenagem à fadista, seguindo-se um espetáculo com o jovem fadista Tiago Correia, acompanhado por Daniel Freire (guitarra portuguesa), João Domingos (viola de fado) e Rafael Carvalho (baixo).
O evento Odemira Recorda Amália tem também a colaboração da Junta de Freguesia de São Teotónio, da Paróquia de São Teotónio e da Herdade Amália Rodrigues.