Odemira recebe Encontro Ibérico de Leitores de Saramago

José Saramago

A vila de Odemira vai receber neste fim de semana, dias 21 a 23 de outubro, a sétima edição do Encontro Ibérico de Leitores de Saramago, iniciativa promovida no âmbito das celebrações do centenário do Prémio Nobel e que juntará na localidade dezenas de participantes portugueses e espanhóis.

O VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago é organizado pela Biblioteca Municipal José Saramago, de Odemira, em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja, a Fundação José Saramago e a Aula Saramago, surgindo integrado no programa comemorativo que a Câmara de Odemira preparou para os meses de outubro e de novembro em homenagem ao escritor.

O encontro arranca na noite desta sexta-feira, 21, pelas 21h00, com a sessão de abertura e apresentação de imagens da inauguração da Biblioteca Municipal de Odemira, a 5 de setembro de 2000, que contou com a presença de José Saramago. Segue-se o espetáculo de poesia, “A homenagem possível”, interpretado pelos Bocados Brutais e por Sónia Barradas e dedicado ao escritor.

No sábado, 22, pelas 10h00, é inaugurada a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, cedida pela Fundação José Saramago, patente ao público no Jardim Sousa Prado em Odemira, com a apresentação de canção musicada “A Maior flor do Mundo”, pelo Grupo Coral Infantil de Odemira “Cá se canta”.

A manhã é depois “dedicada” aos leitores de Saramago, com a participação de Diego Mesa (da Aula Saramago) e a apresentação da tese de doutoramento “Um teatro da Pólis – adaptações cénicas de José Saramago”, de Sónia Barradas, seguindo-se intervenções de leitores portugueses e espanhóis ao longo do dia.

“Pela Floresta de Saramago” é o tema da performance literária e musical que Sílvia Costa e Nuno Salvado irão apresentar às18h30, sendo que o segundo dia termina com a apresentação do documentário “O pão que a terra lhe dá – tradição oral do concelho de Odemira”, no cineteatro Camacho Costa, a partir das 21h30.

O VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago termina no domingo, 23, dia em que os participantes são convidados para um passeio cultural em Vila Nova de Milfontes, com alusão à obra Viagem a Portugal, de José Saramago, incluindo passeio de barco no Rio Mira e passeio pedonal pela localidade, acompanho pelo historiador António Martins Quaresma.

A par destes iniciativas, vai decorrer nestes dias uma Feira do Livro de Saramago, em colaboração com a Livraria A das Artes, de Sines.

Recorde-se que a Biblioteca Municipal José Saramago, de Odemira, é membro fundador da Rede de Bibliotecas José Saramago, tendo sido convidada a integrar o programa das Comemorações do Centenário de José Saramago, coordenadas pela Fundação Saramago, com o objetivo de “homenagear e divulgar a relevância” do autor na história “cultural e literária em Portugal e no Mundo”.

Opinião

Carlos Pinto

24 de Maio, 2024

Tensão extrema!

Vitor Encarnação

24 de Maio, 2024

Sábado à noite

Carlos Pinto

10 de Maio, 2024

O futuro dos Bombeiros!

Napoleão Mira

10 de Maio, 2024

A Alquimia das Favas

Carlos Pinto

26 de Abril, 2024

Abril, sempre!

Carlos Pinto

12 de Abril, 2024

Valerá tudo por tática política?

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima