Odemira promove “Cultura com Todos”

Apoiar e dinamizar o sector cultural do concelho é o grande objectivo da iniciativa “Cultura com Todos em Odemira”, que a Câmara Municipal dinamiza a partir desta sexta-feira, 12, com uma programação diversificada, “num misto” de conteúdos online e eventos presenciais.

As propostas “privilegiam a participação de agentes culturais do concelho, como forma de reconhecimento e valorização do seu trabalho”, explica a autarquia odemirense em comunicado enviado ao “CA”, garantindo que todas as iniciativas vão decorrer “dentro das orientações da Direcção Geral da Saúde”.

A programação de “Cultura com Todos em Odemira” arranca nesta sexta-feira, 12, com uma série de actuações  de diversos artistas locais, gravadas ao vivo, que serão apresentadas online todas as semanas, sempre às 21h00, através das páginas da Câmara Municipal no Facebook e no Youtube.

O primeiro espectáculo, nesta sexta-feira, 12, está a cargo de Paulo das Vacas, seguindo-se Marco Filipe (dia 19 de Fevereiro) e Paulo Alexandre Coelho (26 de Fevereiro).

Para Março estão previstos os espectáculos de Vânia Silva (dia 5) e Rui Soares & Lau (dia 12), assim como um “Convívio de Artistas” (dia 19) e a exibição da associação de dança “Mil Passos” (dia 26).

“O palco alterou-se radicalmente e o espaço virtual tornou-se alternativa ao espaço físico. A pandemia obriga a redefinir os modelos de concepção, produção, oferta e também de apoio à cultura.”

Pandemia com impacto no sector cultural

A iniciativa “Cultura com Todos em Odemira” surge numa altura em que, segundo a Câmara Municipal, é por demais evidente que a pandemia da Covid-19 “alterou as rotinas e as dinâmicas sociais a uma escala global” e teve “um impacto brutal no setor da cultura, que enfrenta momentos difíceis nunca antes vividos”.

“O palco alterou-se radicalmente e o espaço virtual tornou-se alternativa ao espaço físico. A pandemia obriga a redefinir os modelos de concepção, produção, oferta e também de apoio à cultura”, sublinha a autarquia.

Nesse sentido, acrescenta o comunicado, a Câmara de Odemira “tem procurado adaptar-se a esta nova e difícil realidade vivida também na área cultural”.

É o caso da iniciativa “Cultura com Todos em Odemira”, que integra na sua programação “artistas e grupos que não participaram nos momentos culturais anteriores, realizados nos meses de Verão e no final do ano”.

A autarquia acrescenta que “os próximos meses serão marcados por actuações musicais, de dança, documentários sobre as tradições locais, artes plásticas, poesia, bem como conteúdos para o público infantil”.

“Pretende-se igualmente promover e valorizar iniciativas culturais de matriz popular e comunitária, onde está implícito um processo participativo e de inclusão social por via da cultura”, conclui a Câmara de Odemira.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima