Odemira promove banda desenhada

Odemira promove

Afirmar Odemira como um dos principais centros de desenvolvimento da banda desenhada na região é um dos objectivos da 14ª edição da BDTECA-Mostra de Banda Desenhada de Odemira, que vai decorrer entre os meses de Janeiro e Março na Biblioteca Municipal José Saramago.
A iniciativa é promovida pela Câmara de Odemira, em parceria com a Sopa dos Artistas-Associação Local de Artistas Plásticos, e visa, igualmente, divulgar este género artístico entre o público juvenil e adulto, e estimular a criatividade.
O arranque das inscrições do 14º Concurso Nacional de Banda Desenhada de Odemira marca o início das actividades da BDTECA 2020, sendo que a 18 de Janeiro é inaugurada a exposição “Tiras de BD: Segura Net”, cedida pela SeguraNet e patente até 7 de Fevereiro e que, no âmbito do Dia da Internet Segura, pretende alertar através da BD para os perigos da Internet, nomeadamente o cyberbullying nas redes sociais, o plágio ou a protecção de dados.
Esta mostra irá depois, durante o mês de Fevereiro, ser exibida nas bibliotecas escolares do concelho.
Entre 8 de Fevereiro e 5 de Março decorrerá a exposição de ilustração “A Viagem do Elefante”, de João Amaral, inspirada na obra homónima de José Saramago e que é apreentada no ano em que se assinala o 20º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago. Nesse sentido, será também apresentado, a 21 de Fevereiro, o livro ilustrado A Viagem do Elefante, de João Amaral.
Já a exposição de BD “ComEdu: Comics for Education” estará patente na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves entre os dias 10 de Fevereiro e 7 de Março. Esta mostra resulta de um projecto que une três países (Estónia, Letónia e Portugal) e foca-se no uso da BD como “ferramenta na educação não-formal entre jovens e jovens adultos”.
No dia 6 de Março terá lugar o workshop de ilustração “O teu sítio”, por Daniela Viçoso, Amanda Baeza, João Carola e Duarte Maria, dirigido a alunos do ensino secundário. Este grupo irá dinamizar, no dia seguinte, o workshop “Banda desenhada para pessoas que acham que não sabem desenhar”, dirigido ao público em geral.
Também no dia 7 de Março será inaugurada a exposição dos trabalhos e revelados os vencedores do Concurso Nacional de Banda Desenhada. A mostra estará patente até dia 20 de Março.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima