A futebolista Jéssica Silva, natural de Vila Nova de Milfontes e que joga no Benfica, e o ciclista Henrique Casimiro, atleta da equipa Efapel que reside no concelho, foram distinguidos com os Prémios de Mérito Desportivo durante a II Gala do Desporto de Odemira, que se realizou no passado dia 8 de dezembro.
A iniciativa encheu o cineteatro Camacho Costa, em Odemira, numa organização da Câmara Municipal para “homenagear” atletas, clubes e associações que, ao longo deste ano, “trabalharam em prol do desenvolvimento desportivo do concelho”. Ao palco subiram também “todos os que, na prática de uma modalidade, na identidade de um clube e em prol do território, alcançaram resultados meritórios na área do desporto e projetaram o concelho de Odemira a nível nacional e internacional”.
“Esperamos que esta Gala continue por muitos e bons anos a reconhecer o mérito de quem não só pratica ou ganha, mas também de quem se envolve, se empenha e quer atingir resultados que nos dão honra e orgulho a todos nós como odemirenses”, começou por dizer o autarca Hélder Guerreiro na abertura da cerimónia.
Segundo o eleito socialista, o desporto acaba por ser “um fator de integração, um fator de valorização humano e um fator de desenvolvimento e crescimento dos territórios”. Por isso, continuou, em 2023 a autarquia concedeu “mais de um milhão de euros de apoio a todas as coletividades” do concelho.
Um trabalho que, garantiu Hélder Guerreiro, terá continuidade em 2024 e 2025, anos que “têm de ser muito mais gestão de instalações desportivas”. “É uma área em que temos de melhorar bastante […] e em 2024 temos de iniciar a construção de mais alguns campos de futebol e mais espaços desportivos, porque precisamos de mais e melhor investimento no desporto no nosso território”, frisou.
O presidente da Câmara de Odemira disse ainda que é preciso trabalhar cada vez mais “em conjunto” para ter “um melhor associativismo” e anunciou que o projeto da Escola de Ciclismo poderá avançar em 2024, “para honrar os grandes nomes do concelho associados” à modalidade.
As grandes “estrelas” da II Gala do Desporto de Odemira acabaram por ser a futebolista Jéssica Silva, que joga no Benfica e é internacional por Portugal, e o ciclista Henrique Casimiro, que esteve em excelente destaque durante a última edição da Volta a Portugal em Bicicleta, galardoados com o Prémio de Mérito de Desportivo.
Um momento que deixou “muito feliz e muito honrada” Jéssica Silva, que sendo natural de Vila Nova de Milfontes disse “sentir-se em casa”. “Quando me perguntam de onde sou, respondo que sou de Portugal. Mas a minha casa é [Vila Nova de] Milfontes, a minha casa é o concelho de Odemira”, frisou.
A futebolista de 29 anos sublinhou ainda que “é mais difícil” as atletas femininas serem reconhecidas publicamente. “Mas consigo perceber que o nosso município [de Odemira] apoia a mulher, apoia a mulher no desporto e, portanto, muito obrigada”, reforçou.
Já Henrique Casimiro foi ao palco agradecer a todos “o apoio e carinho” sentido desde que chegou a Odemira. “Quero agradecer do fundo do coração”, resumiu.
O ciclista apelou ainda a que “se continue a apostar no desporto como se tem apostado [em Odemira], porque dá gosto ver todas estas associações”.
Antes da entrega dos dois Prémios de Mérito Desportivo, foram revelados os vencedores da II Gala do Desporto de Odemira na categoria Mérito, votada pela população, num total de quase 1.500 participantes.
O “Clube do Ano” foi a Cautchú – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Desporto, de São Teotónio, coletividade que viu ainda a sua formação de Iniciados Femininos ser a “Equipa do Ano”, Sandra Bento ser a “Dirigente do Ano” e Pedro Almeida o “Treinador do Ano”. Já o projeto da Cautchú em parceria com a Associação de Paralisia cerebral de Odemira foi premiado na subcategoria “Desporto para Todos”.
Nas restantes subcategorias, Joana Castanho, do Clube Náutico do Litoral Alentejano, foi a “Desportista do Ano Feminina”; Sérgio Jesus, do Clube Fluvial Odemirense, o “ Desportista do Ano Masculino”, e Matias Baço, do Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar, o “Desportista Revelação do Ano”.
Por fim, o prémio para o melhor “Projeto Desportivo” foi entregue à iniciativa “Ténis vai à Escola”, do Clube de Ténis do Sudoeste, enquanto o jovem Guilherme Lages, do Colégio de Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes, recebeu o prémio “Desporto Escolar”.
A Câmara de Odemira aproveitou ainda a II Gala do Desporto para atribuir diplomas de reconhecimento aos desportistas e equipas do concelho pelo seu desempenho nas federações desportivas com estatuto de utilidade pública desportiva, seja por terem participado em Jogos Olímpicos ou em campeonatos mundiais, internacionais e europeus, ou por terem alcançado títulos e vice-títulos nacionais.
Desta forma, foram premiados os canoístas Tomás Dias, Joana Castanho, Inês Esteves e José Diogo Santos (todos do Clube Náutico do Litoral Alentejano), Diogo Patrício, Mateus Luís, Sérgio Jesus, Tiago Sobral, Vasco Marcos, Fernando Encarnação, Mário Mathiotte, Mário Oliveira, Teresa Fernandes e Davi Torres (todos do Clube Fluvial Odemirense).
Receberam ainda diplomas Leonor Marreiros e Rosário Correia, jogadores de petanca, assim como o atirador José Costa, todos do Clube Desportivo de Caça e Pesca de São Miguel, também ele distinguido.
Já o Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira viu premiados os atletas Ana Lourenço, José Ferreira, Filipa Marques e Paulo Patrício, e o nadador Carlos Cabrita.
Foram igualmente entregues diplomas aos pescadores Mauro Silva e Paulo Ramos (ambos da Associação de Moradores do Bairro dos Bombeiros de Castro Verde) e António Pais da Silva, do Rosa dos Ventos – Clube de Pesca Desportiva do Almograve.