A praia fluvial da albufeira de Santa Clara, no concelho de Odemira, recebe nesta terça-feira, 15, pelas 11h30, a cerimónia do hastear da Bandeira Azul, que assinala igualmente o início oficial da época balnear neste município.
Segundo a Câmara de Odemira, esta será também a cerimónia oficial do primeiro hastear da Bandeira Azul em águas interiores em 2021, promovida pelo júri nacional do Programa Bandeira Azul, que elege “uma região e um promotor que se destacam pelo desempenho na gestão sustentável ao longo dos vários anos de candidatura ao galardão”.
Este momento “vem assim reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Município de Odemira na melhoria das condições e gestão ambiental das suas praias”, acrescenta a edilidade.
A Câmara de Odemira assinala ainda que em 2021 “foram aprovadas as 12 candidaturas apresentadas pela autarquia à Bandeira Azul, o que comprova a qualidade das praias odemirenses e o empenho do Município na sua qualificação”.
Nesse sentido, em 2021 o concelho de Odemira conta com Bandeira Azul nas praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal, além da praia fluvial de Santa Clara.
O concelho conta ainda com sete praias de “Qualidade de Ouro”, galardão atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza: Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Alteirinhos, Carvalhal e Santa Clara.
Odemira tem ainda cinco praias acessíveis (Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal), duas praias naturistas (no Malhão Norte e Alteirinhos Sul) e uma praia de uso canino (onde é possível levar os amigos de quatro patas).
Também a associação ambientalista Zero distinguiu os Alteirinhos como praia “Zero Poluição”, por não ter sido detetada “qualquer contaminação microbiológica” nas análises efetuadas “ao longo das três últimas épocas balneares”.