Odemira. Praia fluvial de Santa Clara recebe Bandeira Azul

A praia fluvial da albufeira de Santa Clara, no concelho de Odemira, recebe nesta terça-feira, 15, pelas 11h30, a cerimónia do hastear da Bandeira Azul, que assinala igualmente o início oficial  da época balnear neste município.

Segundo a Câmara de Odemira, esta será também a cerimónia oficial do primeiro hastear da Bandeira Azul em águas interiores em 2021, promovida pelo júri nacional do Programa Bandeira Azul, que elege “uma região e um promotor que se destacam pelo desempenho na gestão sustentável ao longo dos vários anos de candidatura ao galardão”.

Este momento “vem assim reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Município de Odemira na melhoria das condições e gestão ambiental das suas praias”, acrescenta a edilidade.

A Câmara de Odemira assinala ainda que em 2021 “foram aprovadas as 12 candidaturas apresentadas pela autarquia à Bandeira Azul, o que comprova a qualidade das praias odemirenses e o empenho do Município na sua qualificação”.

Nesse sentido, em 2021 o concelho de Odemira conta com Bandeira Azul nas praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal, além da praia fluvial de Santa Clara.

O concelho conta ainda com sete praias de “Qualidade de Ouro”, galardão atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza: Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Alteirinhos, Carvalhal e Santa Clara.

Odemira tem ainda cinco praias acessíveis (Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal),  duas praias naturistas (no Malhão Norte e Alteirinhos Sul) e uma praia de uso canino (onde é possível levar os amigos de quatro patas).

Também a associação ambientalista Zero distinguiu os Alteirinhos como praia “Zero Poluição”, por não ter sido detetada “qualquer contaminação microbiológica” nas análises efetuadas “ao longo das três últimas épocas balneares”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima