A obra literária de José Saramago vai estar em destaque, na terça-feira, 16, no Espaço CRIAR, em Odemira, numa iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal José Saramago e que integra as comemorações do centenário do nascimento do único escritor português laureado com o prémio Nobel da Literatura.
A sessão está agendada para as 18h00, sendo apresentada a obra de José Saramago através da leitura de excertos de diferentes livros do autor pela atriz odemirense Sónia Barradas e pelo grupo “Bocados Brutais”.
Segundo a Câmara de Odemira, o público participante será também convidado a visitar a exposição de pintura “Saramago Mediterrâneo”, patente no Espaço CRIAR e que conta com obras de 41 artistas de vários países da rede “Sete Sóis Sete Luas” (Marrocos, Cabo Verde, Portugal, Itália, Espanha, França).
Recorde-se que a Biblioteca Municipal José Saramago, de Odemira, é uma das entidades fundadoras da Rede de Bibliotecas José Saramago, tendo sido convidada a integrar o programa das comemorações do centenário de José Saramago, que nasceu a 16 de novembro de 1922.
As comemorações do centenário arrancam na terça-feira, 16 de novembro, com uma programação internacional que decorrerá até ao final do próximo ano, sendo que Odemira vai receber, em 2022, várias atividades para homenagear Saramago e divulgar a sua relevância na história cultural e literária em Portugal e no mundo.