Odemira homenageia o Trio Odemira

A Câmara de Odemira aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento dos irmãos Carlos e Júlio Costa, fundadores do conhecido grupo Trio Odemira, anunciando que pretende atribuir o nome de ambos a uma praça ou rua na vila de Odemira.

Carlos Costa, de 93 anos, e Júlio Costa, de 85 anos, faleceram, respetivamente, a 8 e 11 de Março, e no voto de pesar a Câmara de Odemira “manifesta publicamente” às famílias e amigos dos dois músicos “as mais sentidas condolências”, alargadas “à comunidade odemirense que nutria pelos irmãos Costa um carinho especial”.

“Esta simples homenagem de todos nós, com votos de pesar, é um dever e um reconhecimento dos grandes Amigos que partiram, mas que continuam e continuarão nos nossos corações”, vinca o documento, acrescentando que “a música, a cultura portuguesa e Odemira ficam mais pobres com as suas partidas”.

Segundo a Câmara de Odemira, Carlos e Júlio Costa foram “dois grandes embaixadores que a vila de Odemira” e o concelho “conheceram”.

“Os dois irmãos partiram praticamente juntos, como sempre os vimos ao longo de mais de 60 anos de uma carreira musical consagrada, repleta de êxitos e de grande comunhão com o público. Partiu com eles o Trio Odemira e uma harmonia vocal ímpar do meio artístico português”, acrescenta o documento.

Segundo o voto de pesar, os dois irmãos “levaram aos quatro cantos do mundo as suas/nossas canções sempre em nome de Odemira, bem como a grande obra de banda desenhada da autoria do nosso Carlos”.

A Câmara de Odemira lembra que “se a carreira e o sucesso afastaram os irmãos de Odemira, o seu coração esteve para sempre ligado à terra desde que esta os recebeu em crianças quando a família se estabeleceu na vila, em janeiro de 1943, para instalar uma tipografia e mais tarde lançar o jornal ‘Odemirense’”.

“Foi em Odemira que aprenderam a cantar a vozes com o grupo ‘Rouxinóis do Mira’ e fizeram muitas amizades”, continua o voto de pesar, considerando que o Trio Odemira “continuará a ser lembrado como um grupo incontornável do panorama musical nacional, como parte do imaginário coletivo de gerações de portugueses e também como embaixador da música portuguesa e de Odemira no mundo”.

A autarquia assinala ainda que o Trio Odemira “foi homenageado por várias ocasiões”, sendo que em 2008 o Município de Odemira atribuiu-lhe a Medalha Municipal de Mérito na sessão comemorativa do 25 de Abril, “pelo importante papel desempenhado ao longo de 50 anos de carreira artística, e na divulgação do nome de Odemira no país e no mundo, numa cerimónia que contou com as presenças de Carlos e de Júlio Costa”.

Nesse sentido a Câmara de Odemira anuncia que “pretende atribuir o nome de uma praça ou rua na vila de Odemira, deixando assim às gerações vindouras a memória destes grandes mensageiros de Odemira e do Alentejo”.

Este voto de pesar “é resultante da junção” dos documentos apresentados pelos eleitos do PS e da CDU na reunião do executivo municipal do passado dia 18 de Março.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima