Premiar, incentivar e homenagear todos os clubes e atletas do concelho que alcançaram resultados desportivos meritórios é a grande meta da segunda edição da Gala do Desporto de Odemira, que a Câmara Municipal promove no próximo dia 8 de dezembro.
Em 2023, a Gala do Desporto de Odemira vai atribuir prémios em três categorias, “Mérito”, “Distinção” e “Desporto Federado”, dirigidos aos desportistas, clubes, associações e outros agentes desportivos enquadrados no associativismo desportivo da autarquia ou naturais do concelho de Odemira.
No caso da categoria “Mérito”, cujas votações pelo público decorrem até dia 30 de novembro, serão entregues os prémios “Associação/Clube Desportivo do Ano”, “Equipa do Ano”, “Dirigente do Ano”, “Desportista do Ano” (nos setores feminino e masculino), “Treinador do Ano”, “Desportista Revelação do Ano”, “Desporto para Todos”, “Projeto Desportivo” e “Desporto Escolar”.
Já na categoria “Distinção”, será atribuído o “Prémio Mérito Desportivo” a personalidades “pelo extraordinário contributo em prol do desporto ao longo dos anos, prestigiando o nome de Odemira no panorama desportivo regional, nacional ou internacional”.
Por sua vez, na categoria “Desporto Federado”, serão atribuídos diplomas de reconhecimento aos desportistas e equipas do concelho pelo seu desempenho nas federações desportivas com estatuto de utilidade pública desportiva, de acordo com as premissas de participação em Jogos Olímpicos ou em campeonatos mundiais, internacionais e europeus, ou que tenham alcançado títulos e vice-títulos nacionais.
A II Gala do Desporto de Odemira vai realizar-se, a partir das 19h00 de 8 de dezembro (sexta-feira), no cineteatro Camacho Costa.