Odemira e Aljustrel estão entre os concelhos que ao longo deste fim-de-semana, dias 5 e 6, vão assinalar o Dia Nacional dos Moinhos com visitas a este tipo de património.
A iniciativa foi criada pela Rede Portuguesa de Moinhos com o objectivo de despertar a atenção da população para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, bem como motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, autarquias, museus, associações, investigadores, molinólogos e amigos dos moinhos para a sua salvaguarda e divulgação.
No caso do concelho de Odemira, a população e turistas são “convidados” a visitarem, até segunda-feira, 7, os moinhos de vento de Odemira e da Longueira, que terão entradas gratuitas.
Este sábado e domingo, os moinhos estarão abertos ao público entre as entre as 14h00 e as 18h00, enquanto na segunda-feira as visitas poderão decorrer entre as 9h00 e as 17h00 horas.
Em Aljustrel, o Museu Municipal promove a iniciativa “Velas ao Vento” no domingo, 6.
Segundo o Município, em redor da vila de Aljustrel, existiram cerca de 15 moinhos de vento, sendo que a grande maioria já desapareceu ou encontra-se ao abandono.
Uma das excepções é o moinho do Maralhas [na foto] e será este que ostentará neste dia “as suas belas velas” e terá as portas abertas para que o público possa ver este exemplar recuperado e em funcionamento.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde