Odemira debate acolhimento e integração de migrantes

Odemira - migrantes & cerca sanitária

A habitação, trabalho, acolhimento e integração de migrantes é o tema da conferência “Propostas Locais para Desafios Globais”, que a Câmara de Odemira promove, nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25, em São Teotónio.

A iniciativa, que contará com a presença de representantes do Governo, vai ter lugar no auditório da Sociedade Recreativa S. Teotoniense, em São Teotónio, e visa “reunir entidades locais, regionais e nacionais para discutir e refletir sobre a estratégia para adaptação do concelho a estes desafios”.

Em comunicado, a Câmara de Odemira explica que a conferência vai ter em conta o documento “O Maior Desafio de Odemira”, elaborado pela Comissão Local para a Interculturalidade para “discutir e definir a estratégia para o concelho em torno de três eixos fundamentais: habitação/alojamento digno, trabalho digno e acolhimento, e integração”.

“É neste contexto de reflexão que se realiza a conferência”, que é dirigida a todos os técnicos e entidades com intervenção “nas áreas sociais e economia no concelho de Odemira”, acrescenta a mesma fonte.

A conferência arranca pelas 14h00 de terça-feira, 24, com a sessão de abertura a cargo da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e do presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro.

Neste primeiro dia terá ainda lugar uma conferência com Alina Esteves, geógrafa e professora auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa), seguindo-se o debate sobre habitação e alojamento digno, com moderação de Pedro Ramos (vereador na Câmara de Odemira) e intervenções de Sara Letras (delegada de saúde pública de Odemira), Eduardo Quinta Nova (vereador da Câmara de Sintra) e António Direito, chefe de divisão de Inovação e Coesão Social da Câmara de Braga.

A conferência prossegue na quarta-feira, 25, com a investigadora Mariana Évora a ser a responsável pela conferência de abertura (9h30), apresentação a sua dissertação de mestrado sobre o tema “Ricos e pobres no Sudoeste Alentejano: Os efeitos da produção agrícola de frutos vermelhos e da imigração na Freguesia de São Teotónio”.

Para as 10h15 está previsto um debate sobre trabalho digno, com moderação de Ricardo Cardoso (vice-presidente da Câmara de Odemira) e a presença de Luís Mesquita Dias (presidente da AHSA), Vasco Malta (da Organização Internacional das Migrações), Raquel Policarpo (da United Nations Global Compact Network Portugal) e Filomena Diegues, coordenadora do Gabinete Jurídico da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Para a tarde está prevista uma conferência (14h30) com Kamal Bhattarai, da Associação Intercultural de Lisboa. Depois, seguida do debate sobre acolhimento e integração, com Clara Gonçalves Silva (chefe da Divisão de Inovação Social da Câmara de Odemira), Dora Guerreiro (presidente da TAIPA) e Alcina Cerdeira (vereadora da Câmara do Fundão) e moderação de Isabel Raposo (vereadora da Câmara de Odemira).

A conferência “Propostas Locais para Desafios Globais” termina pelas 17h30, com o presidente da autarquia, Hélder Guerreiro, e a nova secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, na sessão de encerramento.

Opinião

Carlos Pinto

12 de Abril, 2024

Valerá tudo por tática política?

Napoleão Mira

12 de Abril, 2024

Por Fim… A Liberdade!

Luís Menezes

5 de Abril, 2024

FIGURAS DE ONTEM DO ALENTEJO: Domingos Garcia Peres (1812-1902)

Carlos Pinto

28 de Março, 2024

Valorizar o que é nosso

Vitor Encarnação

28 de Março, 2024

Insónia

Luís Menezes

22 de Março, 2024

FIGURAS DE ONTEM DO ALENTEJO: Francisco Martins Pulido (1815-1876) 

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima