Odemira aprova projecto de voluntariado jovem internacional

O concelho de Odemira vai receber, a partir de Abril e durante um ano, seis jovens de vários países da Europa, ao passo que seis jovens odemirenses irão participar em projectos europeus durante os meses de Verão.

Estes intercâmbios vão decorrer no âmbito do novo projecto de voluntariado jovem internacional da Câmara de Odemira, que tem como tema “Regenerar Odemira”, e será implementado entre 2021 e 2022, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade.

De acordo com a autarquia odemirense, e enquanto “território de acolhimento”, o projecto “visa envolver jovens de diferentes países europeus” na “construção e revitalização do território” através de três organizações locais”: a Rota Vicentina, o Gaia Alentejo e o PROJECT EARTH – Associação para a Valorização Sustentável de Regiões de Convergência.

A mesma fonte recorda que “Regenerar Odemira” é o quarto projecto da autarquia “submetido e aprovado no âmbito dos programas de voluntariado internacional” e “pretende fortalecer o trabalho na área da juventude no concelho, através da criação de espaços onde os jovens possam ser criadores de dinâmicas”.

Desta forma, acrescenta, será possível despertar “a consciência” dos mais jovens “para questões relacionadas com sustentabilidade ambiental, ecologia e ambiente, preservação do património, tradições e cultura local, regeneração das florestas, inclusão e solidariedade”.

Em simultâneo, “pretende-se estimular os jovens de Odemira e de outros países para uma cidadania activa, através de iniciativas desenvolvidas nas comunidades que os acolhem.

A Câmara de Odemira frisa que desde 2015, primeiro ano em que os municípios puderam participar neste tipo de iniciativas, “que Odemira conta com projectos europeus de voluntariado jovem, que envolveu cerca de 200.000 euros para a sua execução”.

Desde então, o território odemirense recebeu 19 jovens de 11 nacionalidades (Alemanha, Bulgária, Eslovénia, Estónia, Espanha, França, Hungria, Itália, Letónia, Polónia e Turquia) e 13 jovens odemirenses viveram e participaram em projectos de sete países (Bulgária, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Hungria e Suécia).

Até final de 2020 os projectos europeus de voluntariado jovem aconteciam no âmbito do programa “Erasmus + Youth in Action”, sendo que partir deste ano, e até 2027, o novo programa em vigor denomina-se “Corpo Europeu de Solidariedade”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima