Obras melhoram estação da Funcheira

Obras melhoram

O edifício da estação ferroviária da Funcheira, no concelho de Ourique, está a sofrer algumas obras de requalificação e irá receber um pequeno posto de turismo.
A reabilitação da histórica estação arrancou no final de 2013 pela mão da REFER, depois de muita insistência da Câmara de Ourique e de outros municípios junto da empresa responsável pela gestão da rede ferroviária nacional.
Além da renovação das instalações sanitárias, cuja manutenção será depois assegurada pela Câmara de Ourique e pela União das Freguesias de Garvão e Santa Luzia, os trabalhos incluem ainda a renovação do edifício principal da estação, bastante degradado com o passar dos anos.
Quando estiverem concluídos os trabalhos, a autarquia ouriquense conta instalar no local uma pequeno posto de turismo e de mostra de produtos locais, caso dos enchidos de porco alentejano ou da aguardente de medronho de Santana da Serra.
Paralelamente, a estação poderá também passar a servir de ponto de referência a uma iniciativa de visitas turísticas ao concelho que está a ser trabalhada no âmbito do projecto “Ourique Mais”.
“Uma das propostas que está a ser trabalhada é uma oferta turística para vir a Ourique por um dia. Ou seja, os interessados apanham o comboio em Lisboa, descem na Funcheira e durante o dia poderão fazer turismo arqueológico, turismo de natureza ou degustar a nossa comida alentejana. E ao final da tarde regressam a Lisboa pela mesma via, não tendo custos elevados e vindo ao interior do Alentejo”, explica ao “CA” o autarca Pedro do Carmo.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima