Obras de restauro de igreja em Beja desvendam pinturas murais escondidas

Obras de restauro de igreja em Beja desvendam pinturas murais escondidas

As obras de requalificação da igreja de Nossa Senhora ao Pé da Cruz, em Beja, permitiram "desvendar" duas pinturas murais "bastante interessantes" e que estavam "escondidas" debaixo de intervenções feitas depois e de menor interesse histórico e artístico.
Uma das descobertas é uma pintura mural executada à base de folha de ouro fino, que estava debaixo da estrutura de madeira que suportava uma pintura a óleo sobre tela representando a "Última Ceia" e situada no tímpano da fachada da igreja, explica o Município.
A outra descoberta é uma pintura situada num vão circular que apareceu e corresponde a uma janela central na parede da fachada da igreja e sobre a qual está uma cartela pintada com a descrição "Fessedesmolas Anno 1672".
A pintura, de "suma importância" e "enorme interesse cronológico" e na qual está "bem plasmada a origem dos fundos" que a patrocinaram, "irá ser ‘devolvida à luz’ por razões estéticas, históricas e éticas, respeitando todos aqueles que para ela contribuíram", refere a autarquia.
As obras na igreja de Nossa Senhora ao Pé da Cruz estão a ser feitas pela Associação Portas do Território, criada pela Câmara e pela Diocese de Beja, para, entre outros objectivos, requalificar monumentos religiosos da cidade.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima