As obras de requalificação da igreja de Nossa Senhora ao Pé da Cruz, em Beja, permitiram "desvendar" duas pinturas murais "bastante interessantes" e que estavam "escondidas" debaixo de intervenções feitas depois e de menor interesse histórico e artístico.
Uma das descobertas é uma pintura mural executada à base de folha de ouro fino, que estava debaixo da estrutura de madeira que suportava uma pintura a óleo sobre tela representando a "Última Ceia" e situada no tímpano da fachada da igreja, explica o Município.
A outra descoberta é uma pintura situada num vão circular que apareceu e corresponde a uma janela central na parede da fachada da igreja e sobre a qual está uma cartela pintada com a descrição "Fessedesmolas Anno 1672".
A pintura, de "suma importância" e "enorme interesse cronológico" e na qual está "bem plasmada a origem dos fundos" que a patrocinaram, "irá ser ‘devolvida à luz’ por razões estéticas, históricas e éticas, respeitando todos aqueles que para ela contribuíram", refere a autarquia.
As obras na igreja de Nossa Senhora ao Pé da Cruz estão a ser feitas pela Associação Portas do Território, criada pela Câmara e pela Diocese de Beja, para, entre outros objectivos, requalificar monumentos religiosos da cidade.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde