As obras de requalificação dos quatro portinhos de pesca do concelho de Odemira vão avançar durante o presente ano de 2014, no âmbito do programa Polis Sudoeste Litoral.
O maior investimento está previsto para o Portinho do Canal, em Vila Nova de Milfontes, onde serão gastos 232.652,50 euros.
O projecto prevê a remoção das rochas submersas, a criação de um telheiro para armazenar isco, a instalação do guincho horizontal existente num novo abrigo e a criação de um abrigo para colocação de um receptor de óleos.
A obra inclui ainda a deslocação do depósito de gasóleo e a construção de um depósito de gasolina numa zona junto aos arrumos dos aprestos, e a criação de infra-estruturas de abastecimento de água ao edifício da Docapesca.
Na Azenha do Mar, o portinho local vai ter obras de alargamento da rampa varadouro norte, enquanto a rampa sul será prolongada – ao todo, serão gastos 222.961 euros.
Para o portinho de Lapa das Pombas, no Almograve, está previsto um investimento de 175.667,50 euros no prolongamento da rampa varadouro e na dragagem do seu canal de acesso, assim como na montagem de um guincho para alagem das embarcações (incluindo a limpeza e reparação do respectivo abrigo).
O menor investimento será no portinho da Entrada da Barca, na Zambujeira do Mar, que verá a rede de abastecimento de água requalificada e o acesso pavimentado, num projecto que vai custar 62.676,20 euros.
“O objectivo [destas obras] é melhorar as condições de atractividade dos portinhos de pesca e melhorar as condições do exercício da actividade”, explica o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, garantindo que a revisão dos projectos foi consequência de limitações impostas por algumas entidades licenciadoras.
