A Câmara Municipal de Almodôvar tem diversas obras na agenda, que segundo o autarca local terão “forte impacto” na vida dos munícipes e dos trabalhadores da autarquia.
“Temos vindo a reparar pequenos buracos na rua e pequenas redes de água, assim como terminar pequenas obras que estavam por terminar. Por exemplo, já encontrámos um local, para que os trabalhadores municipais do exterior se pudessem sentar e almoçar em condições, e reparámos as oficinas, porque chovia em cima dos trabalhadores. E vamos reparando as piscinas, fazendo a limpeza de bermas”, diz António Bota ao “CA”, frisando que no caso do armazém municipal, este será transferido para um novo espaço da autarquia na Zona Industrial.
O edil almodovarense destaca ainda o trabalho feito na área social e no apoio à Terceira Idade, através do aumento para 100% da comparticipação de medicamentos não comparticipados pelo Estado no âmbito do Cartão Social.
“Passámos de um custo médio com o Cartão Social entre cinco a seis mil euros por mês para 12 a 14 mil. Foi um pequeno gesto da nossa parte, mas que é de uma utilidade muito grande para os cidadãos que beneficiam desse apoio”, vinca.
Além destas intervenções, a Câmara de Almodôvar tem também já em andamento a requalificação da estrada que vai de Aldeia dos Fernandes à EN2 e em breve conta iniciar as obras da estrada que vai dessa localidade ao limite da freguesia, na ponte da Abóbada.
Nos planos da autarquia está também a requalificação da zona sul de Almodôvar, desde a saída até ao cemitério e parque das merendas, e o alargamento da estrada de São Barnabé, na zona chamada Várzea da Andorinha.
A construção de gavetões no cemitério de Almodôvar, assim como a requalificação do seu acesso superior, e a requalificação da EB1 de Almodôvar (com a criação de uma cobertura para os dias de chuva) são outras empreitadas previstas pela autarquia, que a curto prazo vai ainda arrancar com a requalificação urbanística do centro histórico da vila, com obras nas ruas da Malpica, do Arco e do Afonso.
“E vamos concursar em breve as intervenções nas ruas de Beja e Dr. João de Brito Camacho”, adianta António Bota.
A autarquia conta igualmente avançar rapidamente com o processo de venda dos lotes municipais para habitação que tem junto à Escola Secundária de Almodôvar e criar um novo loteamento municipal em Aldeia dos Fernandes, além de remodelar as ETAR da Semblana e de Santa Cruz, e arranjar o acesso pedonal e a ciclovia para as piscinas municipais.
“Nos nossos planos está ainda o Museu do Pão e a Casa Social em Gomes Aires. E vamos empenhar-nos para garantir para o concelho uma unidade de cuidados continuados ou paliativos”, conclui António Bota.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde