O regresso de António Zambujo… ao som do violão

António Zambujo está de regresso! Três anos depois do muito premiado “Do Avesso”, o músico natural de Beja acaba de lançar “António Zambujo Voz e Violão”, oitavo disco de originais daquele que é, para muitos, a figura maior da música portuguesa da atualidade.

“António Zambujo Voz e Violão” é inspirado num dos discos da vida de Zambujo, “João Voz e Violão”, álbum de João Gilberto editado em 1999, e foi gravado ao longo do último ano no estúdio improvisado da sua casa em Porto Covo, com o Atlântico no horizonte e muitas vezes sentado ao piano.

“Foi uma ideia do meu técnico de som. Ele veio cá fazer uma visita técnica, deu-me umas sugestões de como poderia fazer para isto ter as condições mínimas de gravação, fizemos as adaptações e depois trabalhámos à distância. O computador ligado, eu aqui sozinho e ele sozinho na régie”, conta Zambujo em entrevista publicada a 16 de abril na revista “E”, do semanário “Expresso”.

De acordo com o músico bejense, a vontade de fazer este disco “ainda cresceu mais quando o João Gilberto morreu o ano passado”, sendo depois gravado “como se estivesse a ser tocado ao vivo, sem interrupções, sem correções, sem repetições”.

O tema “Lote B”, já com várias semanas de rodagem nas rádios, foi o single de lançamento de “António Zambujo Voz e Violão”, onde o músico alentejano também canta, entre outros, “Rosinha dos Limões” (um original de Max) ou “Pelo toque da viola”, que faz parte do cancioneiro alentejano.

“Escutando o Universo” é outro dos temas do disco, com letra e música de Diogo Zambujo, o filho de António que também toca e canta no álbum.

“Sabia que ele gostava muito de música, mas nunca tinha visto nenhum original feito por ele, letra e música. Foi aqui, durante o confinamento, que me mostrou as duas primeiras músicas que tinha feito. Esta que acabei por lhe pedir para gravar era uma dessas músicas”, revela Zambujo, acrescentando: “Fiquei muito surpreendido por ele aceitar. Não estava nada à espera”.

“António Zambujo Voz e Violão” já está a venda nas lojas e nas plataformas digitais. Os novos temas podem ser escutados ao vivo na próxima quarta-feira, 12, em Lisboa, num concerto de António Zambujo agendado para as 21h00 no Capitólio e que já tem lotação esgotada.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Odemira promove cidadania ambiental

Alertar as comunidades “para o problema dos resíduos”, para que os cidadãos “se tornem agentes de mudança”, é o grande objetivo do projeto “A Rua

Role para cima