"O Lago dos Cisnes" encanta no palco do Teatro Pax Julia (Beja)

"O Lago dos Cisnes" encanta no palco do Teatro Pax Julia (Beja)

Era uma vez um jovem e formoso príncipe, Siegfried, que à beira de completar 21 anos é obrigado pela sua mãe, a Rainha, a escolher uma noiva. Siegfried acaba por se apaixonar pela bela Odette, que por culpa de um feitiço do malvado Rothbart de dia é cisne e de noite mulher. E só uma jura de amor eterno poderá quebrar o feitiço e ajudar os dois apaixonados na “luta” contra o feiticeiro e a sua filha, Odile…
Assim começa o clássico “O Lago dos Cisnes”, obra maior do compositor Tchaikovsky que a companhia de bailado Russian Classical Ballet apresenta em Beja na noite desta terça-feira, 20, a partir das 21h30, no palco do Teatro Pax Julia.
Organizado pela Classic Stage, o bailado já passou por Lisboa, Porto, Faro, Castelo Branco, Portimão, Coimbra, Redondo, Vila do Conde e Caldas da Rainha, entre outras localidades, e promete ao público bejense uma noite repleta “de romantismo e beleza”, “sumptuosos cenários”, “maravilhosos figurinos” e “um deslumbrante leque de melodias”.
“‘O Lago dos Cisnes’ é a epítome dos bailados clássicos. A coreografia exige dos bailarinos destreza e aptidão técnica na representação das personagens da história. A sua popularidade é por outro lado motivada pela música inspirada de Tchaikovsky, mas também a coreografia inventiva e expressiva de [Marius] Petipa que, relacionando o corpo humano com os movimentos de um cisne, revela a sua genialidade, o seu potencial coreográfico e criatividade artística”, adianta ao “CA” fonte da organização do espectáculo, que conta com o apoio da Câmara de Beja.
Estreado a 27 de Fevereiro de 1877 no famoso Teatro Bolshoi, em Moscovo (Rússia), “O Lago dos Cisnes” é uma das obras-primas do bailado clássico, tendo música de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, libreto (texto) de Vladimir Begichev e Vasily Geltzer e coreografia Marius Petipa e Lev Ivanov.
Em Beja, o espectáculo é apresentado em dois actos e quatro bailados pela companhia Russian Classical Ballet, num espectáculo com cenografia de Evgeny Gurenko, figurinos de Irina Ivanova e desenho de luz de Denis Danilov.
O preço dos bilhetes varia entre os 20 e os 15 euros.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima