A melhor escola de formação do mundo (segundo alguns especialistas) não perde de vista os novos valores futebolísticos do distrito de Beja, onde a coordenação dos diversos observadores é assegurada por Nuno Mamede, de 40 anos.
O técnico começou a trabalhar com os “leões” em 2002 e desde a época passada que desempenha o cargo de coordenador.
“Fazer parte de uma estrutura com esta dimensão, reconhecida mundialmente, dá uma enorme satisfação pessoal e uma ainda maior responsabilidade”, refere Mamede, garantindo que tudo é planeado com detalhe e nada é deixado ao acaso pela sua equipa.
“No início da semana informo os observadores dos jogos a acompanhar no próximo fim-de-semana. Depois, eles elaboram o relatório do jogo e inserem-no online na nossa base de dados”, revela o técnico, que mantém um contacto “quase diário” com a Academia leonina.
Segundo este responsável, para o Sporting o mais interessante num jogador é a sua “relação com a bola, a velocidade de execução e de tomada de decisão, bem como a intensidade de jogo e a agressividade”.
“Mas claro que há excepções, podendo haver atletas que por determinada combinação de características podem ser mais interessantes”, acrescenta, sem levantar o “véu” sobre algum craque na mira dos “leões”.
“Não convém dar trunfos à ‘concorrência’ [risos], embora muitas vezes troquemos impressões acerca deste ou daquele atleta”, conclui.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde