Doze dos 14 presidentes de câmara eleitos no distrito de Beja na sequência das eleições Autárquicas de 1 de Outubro vão entrar em funções ao longo desta semana. Os comunistas Tomé Pires (Serpa) e António Valério (Alvito) já tomaram posse e o próximo a fazê-lo será o socialista António José Brito, que ganhou para o PS a Câmara de Castro Verde. A cerimónia está agendada para esta terça-feira, 17, às 18h00, no Fórum Municipal da vila.
Na quarta-feira, 18, realizam-se mais três cermónias de tomada de posse, duas delas às 10h00: Paulo Arsénio (PS) assume os destinos da Câmara de Beja e José Alberto Guerreiro (PS) inicia o terceiro mandato em Odemira. E às 18h30 será a vez de Jorge Rosa (PS) tomar posse em Mértola.
Nelson Brito (PS) toma posse em Aljustrel na quinta-feira, 19, pelas 18h00, enquanto para sexta-feira, 20, estão previstas as cerimónias em Almodôvar (10h00) e Ourique (18h30), onde serão reconduzidos os socialistas António Bota e Marcelo Guerreiro, respectivamente.
Ainda na sexta-feira, às 17h30, está prevista a tomada de posse de João Português (CDU) na Cuba, enquanto no concelho vizinho da Vidigueira o comunista Rui Raposo assume o cargo de presidente da Câmara às 17h00 de domingo, 22. Pelo meio, no sábado, 21, às 15h00, será a vez do socialista Álvaro Azedo tomar posse como novo presidente da Câmara de Moura.
Finalmente, a 23 de Outubro (segunda-feira), pelas 16h00, realiza-se a cerimónia de tomada de posse de Luís Pita Ameixa como presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo.
