Novo comandante no RI 1 em Beja

Novo comandante

O coronel de Infantaria Paulo Varela Curro, 52 anos, é o novo comandante do Regimento de Infantaria (RI) nº 1, em Beja, tendo tomado posse na passada terça-feira, 21 de Novembro.
Formado pela Academia Militar, o coronel Varela Curro começou a sua carreira militar na Escola Prática de Infantaria, em Mafra, sendo que no início da década de 90 foi colocado em Beja, no então RI 3, onde chegou a capitão e desempenhou, entre outras, as funções de comandante de pelotão, adjunto do comandante de uma companhia de atiradores, comandante de companhia de instrução, comandante de companhia de comando e serviços e, posteriormente, oficial do Estado-Maior da unidade.
Depois de Beja seguiu para a Direcção de Administração e Mobilização de Pessoal, em Lisboa, e daí para o Instituto de Altos Estudos Militares, tendo sido director dos cursos de Cooperação Civil–Militar que foram ministrados na instituição de 2006 a 2010.
Passou ainda, como docente num projecto de intercâmbio, pela Escola Superior das Forças Armadas de Espanha, em Madrid, e entre Setembro de 2010 e Setembro de 2012 foi segundo comandante do Regimento de Guarnição n.º 1, em Angra do Heroísmo, nos Açores.
Em 2015 foi nomeado chefe de Estado-Maior da Força de Reacção Imediata e em Fevereiro de 2016 passou a desempenhar as funções de chefe da Repartição de Planeamento de Forças da Divisão de Planeamento Estratégico Militar do EMGFA.
Da sua folha de serviço constam 12 louvores, dos quais um concedido pelo ministro da Defesa Nacional. Possuí várias condecorações, entre as quais duas medalhas de prata por serviços distintos, a medalha de mérito militar de 2ª e 3ª classe, as medalhas de ouro e prata de comportamento exemplar e a medalha de mérito do Exército Brasileiro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima