Nova descoberta na cidade romana de Ammaia (Marvão)

Nova descoberta na cidade

Um pedestal de uma estátua dedicada a Mercúrio Augusto foi identificado por arqueólogos na Cidade Romana de Ammaia, em Marvão, sendo o objecto considerado “raro” pelos especialistas, divulgou a fundação que gere o espaço.
Em comunicado enviado à Agência Lusa, a Fundação Cidade Romana de Ammaia explica que se trata de um pedestal “em mármore de muito boa qualidade”, com vestígios de implantação de uma imagem que “deveria corresponder” à própria divindade.
“Embora se saiba que as praças públicas das cidades romanas exibiam este tipo de elementos é muito raro o seu aparecimento em contexto de escavação, circunstância que confere um particular significado a este achado”, lê-se no documento.
De acordo com a fundação, os trabalhos desenvolvidos durante o verão, pelas equipas das universidades de Lisboa e Évora, na área do templo, situado na praça pública da cidade, tinham já “posto a descoberto” alguns elementos considerados “essenciais” para compreender melhor o podium e a “estrutura” em que assentava o espaço religioso.
A fundação acredita que este achado “mostra bem” a importância da religiosidade do mundo romano, ao ponto de ser produzida uma dedicatória a uma divindade augusta, associada ao próprio imperador no âmbito do culto que lhe era dirigido.
Segundo a Fundação Cidade Romana de Ammaia, devido à sua “importância”, a peça vai ficar em destaque no seu museu, sendo apresentada ao público este sábado, 27, pelas 11h00, durante as celebrações das Jornadas Europeias do Património.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima