A nova Associação de Proprietários e Beneficiários do Alqueva (APBA) é formalmente apresentada nesta quinta-feira, 11 de Outubro, a partir das 18h00, numa cerimónia que vai decorrer no auditório da EDIA, em Beja.
De acordo com a empresa gestora do Alqueva, a APBA “surge na sequência da série de sessões abertas que a EDIA promoveu há um ano atrás para a apresentação do modelo participativo dos perímetros de rega de Alqueva aos proprietários e agricultores dos seus perímetros de rega”.
Nesse sentido, a nova organização tem como missão “representar e defender os interesses dos proprietários e beneficiários do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva junto das entidades oficiais”.
Fazem parte da APBA representantes de todos os blocos de rega geridos pela EDIA: Vale do Gaio; Monte Novo; Loureiro-Alvito; Caliços-Machados; Caliços-Moura; Orada-Amoreira; Alfundão; Ervidel; Roxo-Sado; Ferreira; Cinco Reis-Trindade; Beringel-Beja; São Matias; São Pedro-Baleizão; Baleizão-Quintos; Alvito-Pisão; Pias; Brinches; Serpa; Brinches-Enxoé; Pisão e Pedrogão.
Recorde-se que o Sistema Global de Alqueva tem, neste momento, 120 mil hectares de regadio em exploração, com expansão prevista para 170 mil hectares até final 2022.
