Nova associação em Castro para promover a Saúde

Nova associação em Castro

Promover a Saúde na comunidade, através da dinamização de actividades sócio-culturais, desportivas, recreativas ou de formação, é a grande meta da nova Associação de Promoção da Saúde (APS), fundada no passado mês de Abril em Castro Verde. O advogado José Francisco Colaço Guerreiro é o presidente da nova instituição, que surge com a ambição de suprir uma lacuna existente no movimento associativo local.
“O concelho de Castro Verde tem uma relativa actividade ao nível do associativismo desportivo e cultural, mas carecia de uma estrutura organizativa na sociedade civil que se preocupasse e desse resposta à problemática da Saúde, mais propriamente no que concerne à sua promoção e à educação direccionada para a difusão do conhecimento nesta área”, explica ao “CA”.
Nesse sentido, continua Colaço Guerreiro, a nova APS irá promover a Saúde “de indivíduos, grupos e comunidades, através de actividades sócio-culturais, desportivas e recreativas, proporcionando também a divulgação do conhecimento das diversas áreas da Saúde através de acções formativas”.
Em termos práticos, a APS irá proporcionar à comunidade, “de forma regular e ao longo de cada ano”, palestras e colóquios sobre prevenção dos mais variados tipos de doença e sobre como cuidar da saúde. “Por outro lado, teremos também iniciativas envolvendo os castrenses na aprendizagem e na manutenção de um estilo de vida mais saudável”, acrescenta o presidente da nova associação.
Na opinião de José Francisco Colaço Guerreiro, a criação da APS era uma “necessidade” no concelho e poderá contribuir para o trabalho já desenvolvido pelas instituições existentes. “Consideramos que a sociedade civil também tem um papel relevante a desempenhar, tendo em vista o aumento da literacia na área da Saúde, um bem essencial à nossa qualidade de vida”, argumenta.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima