Noites na Nora animam cidade de Serpa até final do mês de Julho

Noites na Nora animam cidade de Serpa até final do mês de Julho

Concertos de “revelações” da música portuguesa, como Márcia, Pinto Ferreira e “A Caruma”, e de uma voz “histórica”, Carlos Mendes, marcam a 12ª edição do Festival “Noites na Nora”, que começa esta sexta-feira, 15, e decorre até ao próximo dia 30, em Serpa.
A edição deste ano do “Noites na Nora” será “a mais curta de todas”, devido “aos cortes nos apoios gerais”, como os do Estado e da Câmara de Serpa, à Companhia de Teatro BAAL 17, a promotora do festival, explica à Lusa Marco Ferreira, da companhia.
Apesar de mais curto, o 12º “Noites na Nora” mantém a “fórmula” e volta a apostar no teatro, em residências artísticas, no cinema e em concertos de bandas, projectos e vozes “revelações” da nova música nacional e de uma “grande voz da história da música portuguesa”, que este ano será Carlos Mendes.
As 15 noites do festival, que “celebra a cultura como uma festa”, vão incluir seis concertos, cinco peças de teatro, uma residência artística, duas sessões de comédia e uma de cinema, para transformar o Espaço da Nora num “caldeirão cultural”.
O concerto dos Pinto Ferreira marca o “pontapé de saída” do “Noites na Nora”, esta sexta-feira às 22h30.
Os concertos de Márcia (sábado, 16), Carlos Mendes (dia 22), B Fachada (23), Nuno Prata (29) e “A Caruma” (30) são as outras ofertas da “banda sonora” do festival.
“Ovelhas Clandestinas”, domingo, 17, pelo Sou Movimento e Arte, “Revista (En)Cena”, dia 19, pelo Grupo de Teatro (En)Cena da Escola Secundária de Serpa, “A Loja das Lamparinas”, dia 20, pelo Teatro da Terra, “Estupidez Humana”, dia 21, pelo AL-MaSRAH Teatro, e “Há lobos sem ser na serra”, dia 24, pela BAAL 17, são as cinco peças de teatro programadas.
O festival inclui também uma sessão de cinema com a projecção de filmes realizados por alunos de escolas de Serpa, Vidigueira e Alhos Vedros no âmbito do programa “Cinema, cem anos de juventude” (dia 26), e duas sessões de comédia no dia 27, uma de <i>sitdown comedy</i>, com Sofia Bernardo, e outra de <i>stand up comedy</i>, com Jorge Serafim.
No dia 28, o “Noites na Nora” apresenta o espetáculo “Europa”, o resultado da residência artística que o Teatromosca e a BAAL 17 vão desenvolver no festival com 12 pessoas, entre actores amadores e outras pessoas sem formação artística e com mais de 50 anos de Serpa, a partir da obra “Once in Europa” (1983) do escritor inglês John Berger.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima