“Natal mais perto” nas IPSS de Beja

Câmara de Beja - campanha 'Natal + Perto 2020'
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Câmara de Beja e seis instituições sociais do concelho estão a dinamizar a iniciativa “Natal mais perto”, que visa “contribuir de alguma forma para atenuar a saudade e destes idosos e das suas famílias”.
A acção nasceu da actual situação pandémica e do facto da realidade dos lares ter sofrido alterações em termos do seu funcionamento, “o que se reflectiu ao nível da privação de contactos dos utentes com os seus familiares, com significativas implicações em termos psicológicos e emocionais nestas famílias”.
Nesse sentido, ao longo dos últimos três meses a autarquia bejense “apoiou as famílias na gravação de 60 vídeos com uma mensagem de Natal dos familiares dos idosos, utentes das seis instituições parceiras aderentes”.
Segundo a Câmara de Beja, participaram na iniciativa o lar da Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Paroquial e Social do Salvador, Lar D. José do Patrocínio Dias/ Patronato de Santo António, Lar Quinta da Navarra e Centro Paroquial e Social de Nossa Senhora da luz (com os lares da Sagrada Família e de Santo António).
Deste projecto resultaram um total de 60 vídeos, “em que participaram cerca de 350 familiares, e que serão agora entregues nas instituições para que estas, no âmbito das suas festas de Natal e/ou na noite de consoada, possam passar o ‘filme’ na televisão do lar e os idosos possam rever os seus filhos e netos, numa tentativa de atenuar as saudades”, explica a Câmara Municipal.
“O objectivo de todos os que participaram nesta iniciativa foi a certeza de que todos juntos podemos contribuir para um momento de alegria na vida daqueles que neste momento têm de se proteger mais e para encurtar distâncias numa época particularmente importante para as famílias”, conclui a Câmara de Beja.

Opinião

Carlos Pinto

22 de Janeiro, 2021

O Nosso pior pesadelo!

Napoleão Mira

22 de Janeiro, 2021

Ditadura das pessoas de bem

Carlos Pinto

8 de Janeiro, 2021

Entrar em 2021 de “pé esquerdo”

Vítor Encarnação

8 de Janeiro, 2021

Casa do Alentejo

Carlos Pinto

18 de Dezembro, 2020

Pessimismo ou optimismo?

Napoleão Mira

18 de Dezembro, 2020

Um conto de Natal quase verdadeiro

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima