Natal com muitas propostas no distrito

Natal com muitas

Época de festa e de (re)encontros familiares, são muitas as propostas organizadas pelas câmaras do distrito de Beja para dinamizar o comércio local e proporcionar momentos de animação às populações locais durante o Natal. De música a exposições de artesanato, passando por mercadinhos de produtos locais ou visitas “à casa do Pai Natal” , há propostas para todos os gostos.

ALJUSTREL
Na "vila mineira", a Câmara Municipal preparou um programa de animação nas ruas do centro da vila. O “Natal na Praça” prolonga-se até ao dia 24 de Dezembro no mercado municipal e conta com ateliers de contos, de adereços de Natal e de cozinha, além de uma exposição e venda de livros. A música é outros dos atractivos, com as actuações da Orquestra Juvenil da SMIRA e da Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor, dos grupos Ritmos do Sul, Maravilhas do Alentejo, Cavaquinhos do Mira e da Bandinha da Alegria, e da cantora Sandra Elle.
Paralelamente, a autarquia tem a decorrer a campanha “Compras de Natal são no comércio local” e o VII Concurso de Montras de Natal.

ALMODÔVAR
A Praça da República é o “epicentro” das comemorações do Natal em Almodôvar, organizadas pela Câmara Municipal local. Até domingo, 18, miúdos e graúdos poderão ver o presépio animado e cantar o Natal, passear no comboio mágico ou na charrete de Natal, experimentar a pista de gelo ou visitar a casa do Pai Natal. Durante estes dias haverá sempre música, com as actuações do grupo Beira Serra (dias 16 e 18), do Duo Kontraste (dias 16, 17 e 18) e da Banda Metálica do Exército da Salvação (sábado, 17, pelas 14h00).

BEJA
Na capital do distrito, a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres tem em exposição um presépio tradicional português, constituído por peças e adereços oriundos de várias localidades da Diocese de Beja, desde Santiago do Cacém a Ferreira do Alentejo.
Ainda na capital de distrito, a Câmara e a Associação de Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja promovem até 6 de Janeiro uma campanha para incentivar e animar as compras de Natal no comércio tradicional, iniciativa que inclui também várias actividades de animação no centro histórico. E para esta sexta-feira, 16, está prevista a acção “Compras ao luar”, em que as lojas vão alargar o seu horário de funcionamento até às 22h30.

BERINGEL
Perto de Beja, em Beringel, a Junta de Freguesia promove este fim-de-semana, dias 17 e 18, o “Natal na Vila”, que inclui um mercadinho de produtos artesanais, cinema infantil, apresentação de livros, exposições de árvores de Natal e de trabalhos de artes decorativas, animação musical, insufláveis e uma caminhada solidária na manhã de domingo.

CASTRO VERDE
Em Castro Verde, decorre até domingo, 18, uma “Venda de Natal” de artesanato e produtos locais no parque infantil da vila, que também recebe animação infantil. Ao longo do fim-de-semana haverá ainda muita animação, com o Pai Natal a andar pela ruas e com insufláveis e carrosséis infantis na Praça da República. No final da tarde de sábado, às 18h00, realiza-se um espectáculo de Cante ao Menino, Janeiras e Reis na Basílica Real e na manhã de domingo, pelas 10h00, parte da Praça da República o passeio de Pais Natais em bicicleta. E de tarde a Praça da República recebe um concerto de rua com o carrilhão Lvsitanvs (16h00).

FERREIRA DO ALENTEJO
Já em Ferreira do Alentejo, a Câmara Municipal promove esta sexta-feira, 16, uma acção de animação de Natal na zona comercial da vila, nomeadamente na avenida General Humberto Delgado e ruas Serpa Pinto, 5 de Outubro, da República, Mestre d’ Aviz, e Cândido dos Reis.

MÉRTOLA
Finalmente, em Mértola, esta sexta-feira, pela manhã, os motards do Moto Clube “Os Falcões das Muralhas” vão desfilar pelas ruas da vila vestidos de Pai Natal, enquanto no sábado, 16, o Pai Natal vai “circular” pelo eixo comercial da localidade em bicicleta. Ainda no sábado, durante a manhã, para os mais novos haverá pinturas faciais e modelagem de balões no Largo Vasco da Gama, ao passo que o Coro da Escola Profissional Alsud actua no mercado municipal às 10h30. E à noite a Igreja Matriz de Mértola recebe um concerto de Natal. No domingo, 18, terá lugar o espectáculo musical “Alice no País das Maravilhas”, para crianças e famílias.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima