Promover e dinamizar o comércio local é o grande objetivo da iniciativa “É Natal em Beja”, que a Câmara Municipal organiza a partir de quarta-feira, 8, em articulação com a Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito.
O evento prolonga-se até dia 8 de janeiro e, segundo a autarquia, “abrange um conjunto de atividades de animação e incentiva a que as compras de Natal sejam realizadas no comércio tradicional” do concelho, nomeadamente animação de rua.
A Casa do Pai Natal, instalada no centro histórico, vai ser o “epicentro” da iniciativa, convidando os bejenses a fazer as suas compras de Natal no comércio local.
Será também aqui que os cupões atribuídos por cada 15 euros de compras podems er depositados para quem se pretende habilitar ao sorteio de Natal.
O programa do “É Natal em Beja” inclui ainda, de 9 a 31 de dezembro, entre as 16h00 e as 19h00, passeios de tuk-tuk pela cidade, que devem ser agendados na Casa do Pai Natal ou através do email turismo@cm-beja.pt.
Durante todo o mês haverá igualmentye bandas de música e outras animações de rua, exposições, o concurso de montras e de fotografia e a iluminação de Natal.
Já o tradicional Mercado de Natal vai regressar ao centro da cidade num formato reduzido, decorrendo apenas das 10h00 às 17h30 de sábado e domingo, dias 11 e 12, no sentido de garantir a realização de uma iniciativa “que muito tem contribuído para promover o comércio e produtores locais”.
Nesta quarta-feira, 8, é ainda inaugurada a iluminação alusiva à época natalícia, que vai decorar as principais artérias comerciais da cidade.
A par destas iniciativas, e para “facilitar as compras de Natal no centro histórico”, a Câmara Municipal vai disponibilizar três horas por dia de estacionamento gratuito nos parques cobertos da Casa da Cultura e da Avenida Miguel Fernandes, de segunda a sexta-feira das 8h00 às 20h00 e sábados das 8h00 às 15h00.
A “exceções”serão os dias 8,11,12 e18, das 9h00 às 20h00, e nos dias 24 e 31, das 9h00 às 17h00.
A Câmara de Beja vai ainda oferecer uma hora gratuita aos utilizadores da aplicação para pagamento do estacionamento de superfície iParque Mobile, até ao dia 8 de janeiro.