Música e tradições do México animam a vila de Aljustrel

Música e tradições do México

Dar a conhecer a cultura do Alentejo e também a música e as tradições do México é o objectivo da quarta edição do Festicante, evento que arranca nesta sexta-feira, 30 de Agosto, na vila de Aljustrel. A iniciativa decorre até domingo, 1 de Setembro, no Parque Desportivo da vila, sendo promovida pela autarquia local e tendo como grande destaque o concerto com José Cid (na noite de sábado), recentemente distinguido com um Grammy Latino.
Fonte municipal explica ao “CA” que ao longo destes três dias haverá espectáculos musicais com vozes nacionais, regionais e locais, exposição de pintura e mostras de produtos e gastronomia do Alentejo, que se juntam às músicas e danças mexicanas, mas também à culinária deste país, reconhecida como património mundial pela Unesco em 2006.
“A autarquia espera que este festival, para além de promover o diálogo intercultural e de dar a conhecer o cante, a região e os seus produtos, possa também contribuir para dinamizar o comércio local, em particular a hotelaria e a restauração, mas não só”, acrescenta a mesma fonte.
O Festicante 2019 arranca às 18h30 desta sexta-feira, 30, sendo que na cerimónia de inauguração cantam os grupos Coral Infantil do CAIM, Coral da Freguesia de São João de Negrilhos e Coral “Rosas de Abril”.
Às 19h30 é inaugurada, no Centro D’Artes, uma exposição colectiva do NAVA, com o artista mexicano Rafael Ibarra, e depois há muita música com os grupos “Ventos Alentejanos” (20h00), “Cantadores do Alentejo” (21h30), Grupo Coral “Os Cigarras” (23h15), “Los Cavakitos” (23h30) e DJ Massive Childe (1h00).
No sábado, 31, o programa do Festicante arranca às 17h30, com um workshop de culinária portuguesa com o chef David Marques. A “ementa” do dia completa-se com música, com as actuações dos grupos Etnográfico de Danças e Cantares “Planície Alentejana” (18h00), “Cantando o Alentejo” (19h00), de Cantares Feminino de Aljustrel (20h30), Paulo Ribeiro & “Os Camponeses de Pias” (21h00), “Trio Mariachi” (22h00), José Cid (23h00) e CC & Zé Liaça (1h00).
O Festicante 2019 termina no domingo, 1 de Setembro, com a realização de workshops de culinária mexicana e danças tradicionais do México a partir das 17h30. Às 19h00 canta o Grupo Coral “Margens do Roxo” e as 19h30 actuam os mexicanos “Los Alebrijes”. Pelas 20h30 sobem ao palco “Os Moços D´uma Cana” e, a fechar, às 21h30, actuam Celina da Piedade & Grupo Coral "Flores de Primavera”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima